quinta-feira, 31 de maio de 2007

Jambalaya


Como de costume, vasculhei a internet atrás de alguma receita diferente e simples de ser executada, já que receberia (na noite de ontem), a visita de um amigo em casa.

E não é que achei uma coisa bem interessante? Vejam só as informações que encontrei sobre este prato que, além de delicioso, é lindo! Comi com os olhos antes de prova-lo :)

"Jambalaya é uma espécie de paella típica de Nova Orleans, talvez exemplo da contribuição que a cultura espanhola acrescentou à cultura crioula de Louisiana, em que os principais ingredientes são, além do típico arroz, frango, presunto cru, lagostins, muita pimenta: pimenta-do reino moída e Cayena também moída."

Fonte: Wikipedia

"Jambalaya: prato da cozinha crioulla, mistura de arroz, tomate, cebola, pimentas e vários tipos de carne, numa espécie de risoto. O nome provavelmente deriva de jambón, presunto em francês."

Fonte: Gastronomia Brasil

Na verdade, encontrei várias receitas de Jambalaya sendo que cada uma diferia em algum detalhe: ou não levava frango, ou não tinha pimentão, ou tinha presunto, ou levava determinadas ervas.... enfim, peguei a base de todas elas e acrescentei os ingredientes que tinha em casa e achei que cairiam bem.... pelo menos os convidados aprovaram e repetiram (adoro isso!)

Segue a receita para conferirem:

350g de lingüiça em pedaços (usei 4 unidades da "Fininha" - Seara)
500g de camarões limpos
1 cebola picada
3 dentes de alho amassados (não muito grandes)
1 pimentão verde picado
1 pimentão amarelo picado
4 tomates sem pele e sementes picados
2 xícaras de arroz
4 xícaras de água
2 colheres de sopa de óleo
4 folhas de louro (usei in natura)
Pimenta calabreza em flocos e orégano a gosto


Modus Operandi

Regue uma panela grande com o óleo e frite bem a lingüiça. Depois acrescente a cebola e o pimentão, tempere com a pimenta e deixe refogar.
Adicione o alho e o arroz e mexa bem para incorporar os ingredientes. Tempere com sal a gosto (usei 1 envelope de sazon laranja e 1 colher de café de ajinomoto além do sal).

Junte os tomates, as folhas de louro e o orégano e acrescente a água. Mexa tudo muito bem e deixe cozinhar até reduzir e amolecer o arroz - tipo um risoto.

Enquanto o arroz não fica pronto, tempere os camarõezinhos com sal e deixe-os descansar.
Quando o arroz estiver quase pronto, junte os camarões e misture até que mudem de cor (ou ficarão borrachudos), é a famosa "sapecada", rsrs. Acerte o sal e demais temperos que desejar, caso seja necessário.

Apague o fogo e deixe descansar por uns 5 min. Sirva em seguida.

PS1: tirei as folhas de louro antes de servir, vai que alguém cisma de comer neh? O.o'
PS2: a receita que mais gostei (
Olivier) pedia 2 peitos de frango em cubos, mas não usei pois os que tinha em casa estavam congeladésimos ¬¬'... da proxima vez quero inseri-los na receita pois acho que ficará ótimo!

Algumas fotos do passo-a-passo para verem como foi a aventura gastronômica... tinha que aproveitar que 2 cobaias novas estariam presentes neh galera? rsrs



Os ingredientes devidamente separados (vejam o detalhe da canequinha Central Perk, rsrs - Sim! Sou fã de F.R.I.E.N.D.S)


Os camarõezinhos no sal ^^*


Refogando os ingredientes


O cozimento já com arroz inserido

Pronto!


O importante é que essa aventura foi um Acerto... vamos ver o que será a próxima neh? Até mais.

sábado, 26 de maio de 2007

Receitas - Retrospectiva I



Bolo de chocolate com laranja


Este bolinho foi um dos testes culinários que fiz baseado em um dos blogs que visito (Rainhas). Lembro de estar pesquisando uma receita de bolo de chocolate para levar no pic-nic com as amigas do trabalho e encontrar esta que me encantou, principalmente pela mistura com laranja, que acho deliciosa.

A receita original está
aqui

Pra companhar, fiz um chazinho de hortelã que casou muito bem ^^*

Bolo de banana com canela

Quinta feira fez muito frio aqui em Campinas, e como não poderia deixar de ser, resolvi fazer um bolinho pra alegrar essa noite gelada. Além disso, aquelas lindas bananinhas na fruteira me olhavam como se indagassem: E ae? Vai usá nóis ou num vai?

Como havia comprado um livro de receitas muito interessante no mesmo dia (sim! sou fã incontestável de bancas de jornal/livrarias e visito-as assiduamente) aproveitei para testar uma que encontrei nele. Não posto a foto porque não deu tempo de tirar ¬¬', mas garanto que o bolo é maravilhoso, cheirosééééérrimo e muito simples de fazer!

Ingredientes

4 bananas nanica sem casca cortada em pedaços pequenos
1 xícara (chá) de óleo (usei de girassol)
4 ovos
1 xícara (chá) açúcar
1 colher (sopa) de canela em pó
2 xícaras (chá) de farinha de rosca
1 colher (sopa) fermento em pó

Cobertura

1 lata de creme de leite
300g de chocolate meio amargo derretido em banho-maria (eu fiz um brigadeiro mesmo porque não tinha a barra em casa - usei chocolate em pó da Garoto e ficou muito bom!!!)

No liquidificador* bata os ingredientes da massa e despeje em uma fôrma de buraco no meio untada e enfarinhada (apenas a base, para que a massa não quebre ao ser retirada).
Leve ao forno médio pré-aquecido por cerca de 25 min* ou até que, ao colocar um palito, este saia limpo. Retire do forno, deixe descansar por 5 min. e desenforme. Espalhe a cobertura por cima e sirva em seguida.

* Eu fiz no liquidificador, mas como o meu não é daqueles mega-power-possantes, tive que dividir a massa e bater aos poucos... acho que se não tiver um com bom motor, vale a pena fazer na batedeira mesmo.
* A receita diz 25 min., mas o meu ficou quase 1h - não sei se pelo frio, ou pelo forno mesmo...


Da próxima vez que fizer este bolo, prometo que posto as fotos... ele ficou muito lindinho!!! Quase morri de raiva porque não estava com a máquina digital em casa T__T' ...
realmente recomendo esta receita que foi aprovada pelo pessoal do escritório.... rsrs

Fica aqui a dica pra vcs
bjokas =*

sexta-feira, 25 de maio de 2007

Primeiro Post

Olá pessoas!!!! O/
Esse é o meu primeiro post como "food-blogger" (santa pretensão! rsrs) e estou ansiosa para compartilhar minhas experiências na cozinha com vcs...

Agora... porque o nome "Entre erros e acertos"?

Pra explicar isso, preciso falar um pouco de mim :)

Sou uma jovem mocinha (no auge dos seus 23 aninhos - hohoho) que tenta, em suas inúmeras limitações, fazer da cozinha um espaço terapêutico e mágico. Terapêutico porque é nele que alivio as tensões do dia-a-dia corrido entre casa, trabalho e demais afazeres cotidianos, e mágico porque acredito que a cozinha tem um "q" de fantástico! A alquimia, os aromas e texturas, a alegria que proporciona a cada resultado (quando não frustrante, obviamente, rsrs) é lírico, lúdico...

Enfim, apesar de estar aprendendo a cozinhar e me espelhar muito em algumas blogueiras que visito diariamente (Cinara, Akemi, Rainhas, Fer...) até que não tenho feito más coisas não, huahauauahuaa.... meu namorado - leia-se, cobaia - tem aprovado a maioria das tentativas, o que me faz crer que há esperança para esta pobre newbie que vos escreve u.u'

Espero que meus erros e acertos sirvam de exemplo para outras iniciantes que, como eu, não desistem de melhorar e aprender a cada dia, vibrando a cada bolo fofinho e chorando copiosamente a cada muffin murcho e desastroso, rsrs.

Futuras(os) amigas(os) virtuais,

começo este blog na esperança de aprender muito com todos vcs e de mesma forma, participa-los de cada etapa destas tentativas que farei.... mas na boa, quero muito estar no proximo encontro de vcs, porque além de ter ocorrido em Cps, adoraria conhecer pessoalmente as pessoas que já admiro via net.
Como já diz a famosa frase "sou brasileira e não desisto nunca!", então vamos lá!!!! rsrs


Bom dia pra vcs e até a 1ª experiência!!!!

S.