segunda-feira, 30 de julho de 2007

II Confraria Iguatemi


Psiu!

Tá sabendo dessa?


Então ó:


"Quando um evento é sucesso, a receita é repetir. É por isso que no mês dos Pais, a Confraria Iguatemi volta com palestras inéditas e exclusivas. Faça sua inscrição e participe deste festival de sabores preparado especialmente para você. Além de se deliciar você também estará contribuindo para o Projeto Trabalho, Educação e Cidadania da Fundação FEAC."

Confira a programação:

31/07 (3ª feira)Claude Troisgros - Culinária Francesa
01/08 (4ª feira)Tulio Montenegro - Comida de Boteco
02/08 (5ª feira)Elzinha Nunes - Comida Mineira
07/08 (3ª feira)Jurandir Meireles - Massas
08/08 (4ª feira)Erwin Weimann - Os Destilados e a Cachaça Brasileira
09/08 (5ª feira)Marcelo Amaral - Culinária Tailandesa

Palestras com degustação das 19:30 às 21:00 horas
Local: Espaço Iguatemi
Inscrições a partir de 26/07 das 10:00 às 22:00 horas até o término das vagas.
Local: Praça de Eventos, 3º piso
Vagas limitadas. Limite de duas inscrições por pessoa.
Valor: R$ 10,00 por palestra, pagos no ato da inscrição.100% da renda arrecadada será revertida para o Projeto Trabalho, Educação e Cidadania da Fundação FEAC. Saiba mais sobre o projeto no site www.feac.org.br


Estarei amanhã no Espaço Iguatemi pra ver o querido Claude Troisgros.... quem se interessar, corra! Porque as vagas acabam logo mesmo!
Vou tentar me inscrever para a palestra do dia 09/08, depois conto pra vcs como foi =)
Bjokas!

sexta-feira, 27 de julho de 2007

Video da semana

Artista: Dave Matthews Band e Tim Reynolds
Musica: Typical Situation



Lindíssima ; )

quinta-feira, 26 de julho de 2007

Pão-de-batata-na-verdade-pão-de-queijo



Eis o tal que comentei....




tsc tsc tsc




Pra sentirem o drama, dêem um olhada no da Akemi (de quem eu peguei a receita) e confiram a diferença "ululante"!


Sabor = 10
Textura = 6
Aparência = 0.5 (só pra não judiar muito do meu ego)


sinceramente? estou começando a desanimar T___T'

quinta-feira, 19 de julho de 2007

Jantarzinho básico


Por volta das 19h, Sheila chega em casa cansadésima e morrendo de fome. Tudo o que queria era uma bela massa quentinha, mas nada muito trabalhoso, visto que a barriga roncava sem parar.
Olha em seu armário e avista um belo pacote de macarrão tricolor, leite, parmesão e temperos. Salta para a geladeira e avista aquele brócoli enorrrrme, verdinho e implorando pra ser usado. Não deu outra! Ela corre para os armários, retira suas panelas implacáveis e começa a cozinhar....

Amolece o brócoli e separa seus ramos, reservando-os. Corta uma grande cebola, pica 3 dentes de alho e 3 linguiças tipo "fininha". Pega azeite honesto, deita na panela e começa a fritar tudo, sentindo os aromas deliciosos que saltavam pela casa afora. Feito isto, juntou o brócoli reservado e salteou alegremente, aproveitando cada etapa.

Enquanto isso, a massa estava quase cozida em água com sal e óleo. Escorrida, foi direto para um recipiente, a fim de aguardar ser coberta pelo calor de um lindo molho branco (este que foi feito com amor e carinho... ah! e é claro! Com leite, farinha de trigo, cebola picadinha, temperos mil e um toque abusado de parmesão de primeira). Pra acompanhar, saladinha rápida de alface e tomate cereja - dados pela vovó!

Tudo rapidinho, do jeito que a protagonista almejava!

Qual foi o resultado? Uma bela noite à frente da TV, pijama de ursinho e pessoa feliz =)


quarta-feira, 18 de julho de 2007

Pão duro ¬¬'

Oi! Eu sou um pãozinho caseiro, mas podem me chamar de
Tijolo baiano



Sim! SIM! SIIIMMM!!!!!
Eu sou um desastre no que diz respeito a pães. Não tenho mão pra isso DEFINITIVAMENTE!

Esse aí chama mesmo "tijolo baiano" porque ficou tão duro quanto o tal. Na boa, acho que na hora da raiva posso utilizá-lo como arma. Imaginou? É traumatismo craniano na certa, só jogar na cabeça do caboclo vulgo vítima, que o estrago tá feito ¬¬’

Ai gente, eu vivo tentando, mas NUNCA fiz um pão decente. Já testei inúmeras receitas e nada!

Esse aí, por exemplo, foi uma receita passada pela avó de uma grande amiga minha. O pão da vovó é maravilhoso, macio, uma verdadeira delícia! Feito com fermento natural (que ela mesma produz em casa) e é um sucesso à parte. Mas é ÓBVIO que na minha mão ia ser uma caca neh galera? Pior é que fiz todos eles recheados com doce de leite. Um pecado ter que joga-los fora T___T'.

O mais estranho é que a massa crua estava ótima! Elástica, gostosa de trabalhar. Sovei, fiz tudo cf. a vovó da Alê me disse, mas no fim, o desastre foi inevitável!

Enfim, o único pão que fiz e ficou mais ou menos foi um de batata que peguei no blog da Akemi há um tempinho, mas só ficou bom no sabor e textura (ainda que totalmente diferente dos pães de batata que já comi) – agora, no que diz respeito ao aspecto... aff* parecia mais um pão de queijo amassado do que o que se propunha a ser.

Mas pra não entrar em depressão, vou postar as fotos do pão-de-batata-na-verdade-pão-de-queijo em outro momento, senão eu corto os pulsos X___x’

Atenção mães zelosas! Tirem seus filhos incautos da frente do PC!!!
Segue mais um registro da arma caseira:

Corram! Estamos em bando e somos mortais!

sábado, 14 de julho de 2007

Novidades ^^d

Oi gente!

Acho que vocês já devem até ter reparado, mas vou postar aqui pra fazer a propaganda, rsrs

Na coluna lateral do blog, eu disponibilizei um player com uma setlist de algumas musicas que gosto (48 se não me engano). Essa ferramenta chama Finetune, e é só clicar na setinha, esperar carregar e curtir tudo o que arrumei aí pra vcs. Se quiserem, podem deixar a pg. minimizada e ficar escutando a setlist, tá bem bacana! Tem desde Coldplay e White Snake a Spice girls (sim, eu gosto delas) e P.O.D.

Periodicamente irei alterar a setlist e atualizar as musicas do player.

Outra ferramenta (essa do próprio blog) é o Vídeo da Semana, que está aí mais pra mostrar pra galera algumas coisas meios, errr.... digamos... diferentes que eu gosto, rsrs

Pra começar, eu deixo nessa semana, a MISIA, uma cantora japonesa que tem um gogó de deixar qualquer um de queixo caído. Essa musica chama-se Suna no Shiro e é linda demais! Performance da ultima turnê dela que aconteceu este ano mesmo, de nome ASCENSION TOUR 2007.

Espero que gostem dessas novidades e aproveitem. Sei que nem todo mundo curte JMusic, mas vale a pena ouvir porque tem muita coisa interessante. Essa semana mesmo eu descobri um novo grupo de pop-jazz super bacana, mas ainda não tem vídeo. Assim que encontrar, disponibilizo pra vcs ok?

Bjos a todos e bom findi!

Mini tortas de morango


Essa semana, não sei o que me deu, mas estava louca pra comer (e fazer) uma torta de morango. Remexi minhas receitas e encontrei em um caderninho que comprei tempos atrás, uma receita muito boa!

Testei e aprovei! Vejam o resultado, ficou lindinho neh?


Massa:

1 pacote de biscoito triturado (usei do tipo aveia e mel)
100 gramas de margarina derretida em temperatura ambiente

Derreta e margarina e deixe esfriar. Depois misture-a no biscoito triturado e amasse delicadamente até formar uma massa homogênea. Forre uma fôrma de aro removível e leve para assar até dar uma leve dourada (deixei uns 20 min.). Reserve.


Recheio:

1 lata de leite condensado
a mesma medida de leite (separe um pouco para dissolver o amido)
1 colher de sopa de margarina
1 colher de chá de essência de baunilha
2 gemas (passadas na peneira)
1 colher de chá de amido de milho

Numa panela acrescente a margarina, o leite condensado e mexa bem até incorporar. Adicione o leite, a baunilha, as 2 gemas e o amido dissolvido. Mexa bem até engrossar. Deixe esfriar e reserve, mexendo de vez em quando.


Cobertura:

1 caixa pequena (300 gramas)de morangos maduros sem as folhas
1 caixa de gelatina de morango

Corte os morangos da maneira que desejar e cubra a torta, decorando-a. Faça uma gelatina do modo indicado na embalagem e leve para gelar. Quando estiver quase no ponto, despeje em cima da torta já montada.

Sirva gelada =)



Eu fiz uma torta média e mais 4 minis. Só não tirei foto da maior porque comi um pedaço antes, rsrs - e eu não gosto de tirar foto de prato sem um pedaço (principalmente sem um GRANDE pedaço!)

Ah! E a gelatina eu só coloquei por cima da torta grande, porque as pequenas eu fiz em fôrma de empada, e como ficaram altas, não dava pra acrescentá-la.

Bem, depois do desastre com o flan, pelo menos essa sobremesa saiu bonitinha neh? rsrs

Mas da próxima vez vou comprar chantilly pra finalizar, acho que vai ficar bacana em cima dos morangos ^^d

quinta-feira, 12 de julho de 2007

Biscoitinhos recheados

Paty,
eu disse que ia tentar, e eis aqui os meus biscoitinhos recheados (só que ao invés de Nutella, usei o Hershey´s gourmet meio amargo - sim! comprei uma barra de 1/2 kg e tinha muuuito chocolate pra usar, rsrs)



Os da Paty - posso te chamar assim? rsrs - ficaram bem mais bonitos, mas partindo do pressuposto que os fiz à mão, até que não ficaram maus neh?

Ah! E foram devorados, apesar de nem tão bonitos assim. Foi um sucesso total!

Paty, sua receita é tudo de bom, entrou pra minha lista de cookies favoritos! São super macios, suaves e deliciosos. Com certeza farei muitas vezes =)

A receita original está aqui


Hmmmmmm....

só de lembrar me dá água na boca ^^*

terça-feira, 10 de julho de 2007

Bolo Cappuccino (Fleischmann)

Era assim


e ficou assim

aceita um pedaço?


Massa fofinha, chocolate na medida certa.... delicioso e mega-recomendado! Só não senti tanto o gosto de capuccino em si, mas entre os bolos de caixinha/saquinho, este fica na posição nº1 da Top List (por enquanto, pois sou viciada nesses produtos e vivo comprando pra experimentar, rsrs)

Cobertura feita com chocolate meio amargo Hershey´s Gourmet

(D-I-V-I-N-O)
aff*

sábado, 7 de julho de 2007

Flan (tentativa desastrosa)



Pois é... definitivamente essa tentativa não deu certo T___T'

até comentei com a Akemi via email, perguntando se a receita estava completa, ou se eu, porventura, tinha feito algo errado, mas pelo que falamos, fiz do jeito que estava postado no blog e mesmo assim, neca!

O dela ficou lindo (pra variar, rsrs) mas eu testei a receita e não ficou nem parecido... ficou muito mole, com aparencia daqueles flans da Danone que vem no potinho, saca? Tipo creme mesmo. Eu queria que ficasse um pouco mais consistente, mas num rolou... ficou quase 2h no forno em banho maria e nada! Molenga de tudo. De tanto esperar e ver que o negócio num endurecia, taquei o bendito no freezer naquele esquema "ah é? num vai endurecer? então perae!"...
aí virou um sorvetão! hauhauhauhauua



ficou bom tbm, mas a receita é de flan neh galera? =)

Enfim, a receita é ótima e eu recomendo, mesmo porque o sabor é divino! A minha calda passou um pouco do ponto e estava meio amarguinha, porém uma delícia. Receita super fácil, prática e deliciosa... eu é que num acertei a mão mesmo! rsrs

Mas como sou brasileira e não desisto nunca, com certeza tentarei novamente com algumas adaptações, afinal de contas, se eu desistir na primeira, não aprendo nada nunca neh?

quinta-feira, 5 de julho de 2007

Panquequitchas


Eu amo panquecas! Simples assim.

Além de práticas, fáceis de fazer, são deliciosas e versáteis – a gente pode brincar tanto com a massa quanto com o recheio e eu adoro comidinhas cheias de “possibilidades” =)

Numa dessas, resolvi fazer o trivial – panquecas de carne com molho. Mas não parei por aí. Olhei pro liquidificador e pensei: Porque não fazer outra massa com açúcar, botar um chocolate e uma canelinha pra sobremesa?

Não deu outra! Lá fui eu fazer mais uma massinha pra rechear com um doce de leite cremoso com ameixas que tinha guardado. Ah! E cobrir (óbviamente, hehehe) com chocolate meio amargo derretido com creme de leite. Simplesmente um abuso!

Fala sério. Nada melhor que começar a semana assim neh?

*nem pensa nas calorias, senão corta os pulsos de desespero*

Pra comer e se acabar!
PS: a receita base, eu tirei do site rainhas.com (só que usei 1 ovo ao invés de 2)



Panquecas salgadas:

1 1/2 xíc. de leite
1 xíc. de farinha de trigo
1 col. sobremesa de fermento em pó
2 col. sopa de margarina
1 ovo
Sal a gosto
(eu acrescento açafrão/curry pra dar sabor e cor, mas vc pode brincar com a massa e colocar colorau, beterraba, espinafre...)

Bata tudo no liquidificador e manda bala na frigideira!
Depois é só levar pra assar num refratário com bastante molho e cobrir com papel alumínio.


A foto ficou meio escura, mas tá valendo =)

Panquecas doces:

1 1/2 xíc. de leite
1 xíc. de farinha de trigo
1 col. sobremesa de fermento em pó
2 col. sopa de margarina
1 ovo
1 col. sopa de chocolate em pó
1 col. sobremesa de canela
Açúcar a gosto

Modus operandi - idem (salvo o lance do forno, não precisa)
Enjoy it o/

terça-feira, 3 de julho de 2007

Lanchinho noturno

Depois de um belo resfriado, nada como um bom leite quente pra reanimar neh?
Agradeço muito os comments deixados no post anterior, já estou melhor sim e nem passei vírus pelo computador, rsrs




Sabe aquelas noites em que você chega do trabalho e não tá nem um pouco a fim de ir pra cozinha fazer um jantar e coisa do tipo? Quer só um lanchinho rapido e bem leve?

Então, foi isso que aconteceu comigo sexta: depois de virado a paulista, frango "pseudo" oriental e outras comilanças mil, eu só queria um leitinho quente e patê de sardinha com molho. Isso mesmo! Podem pensar: "Eca! Que gosto hein Sheiloka?", mas eu sempre faço patê (de atum) em casa e sou mega-fã dessa pastinha calórica =)
Mas o que me animou mesmo foi lembrar de um dia em que uma amiga veio aqui em casa e trouxe patê de sardinha com molho de tomate, e eu delirei!!! Comi tanto que nem fiz feio, huauahaua

Desde esse dia, me comprometi a comprar sardinha com molho em lata pra tentar, mas não sou muito fã desse peixe e acabei protelando a coisa. Até que resolvi comprar porque a vontade sobrepujou o gosto e eis que fiz, comi e fiquei feliz (ho ho ho)



O leite caramelado eu copiei de uma Blue Cooking (o próximo post será sobre a epopéia para achar a tal) que comprei. Logo que vi a matéria fiquei com água na boca! Imaginei aquela xícara de leite quentinho com gosto de caramelo e uns belos amanteigados pra acompanhar... aff* demorô! Cheguei em casa e não deu outra: depois de tentar (frustradamente) fazer o flan da Akemi (tbm postarei em breve... Akemi, amiga, só vc mesmo pra fazer um flan daquele! rsrs), usei o caramelo que sobrou e coloquei no leite cf. pede a receita... joguei aquela canelinha em cima e me deliciei.

Gente, na boa... fica muito bom!