terça-feira, 30 de outubro de 2007

Pavê de maracujá com chocolate


Esse pavê eu fiz para levar à casa da Cris, que promoveu um jantarzinho delicioso no sábado. Além de mim, a Camila e o marido tbm estavam presentes, assim como a Symone e seu esposo, ambos vizinhos da Cris.

A noite foi maravilhosa, regada a ótimo vinho e boa conversa, nos deliciamos com a salada especial da Camila: folhas verdes, figos, lascas de parmesão e sementes de girassol, um luxo só!
A Symone contribuiu com seu imenso bom gosto nos trazendo entradas deliciosas, entre tâmaras e amêndoas. Já a nossa anfitriã detonou com um risotto de bacalhau com açafrão e camarões no azeite... nem preciso falar que perdição que estava tudo neh?
Bem, eis a minha contribuição. Essa sobremesa sempre fez parte do Natal ou Ano Novo da minha família. Minha mãe fazia para levar à casa dos nossos parentes e a criançada adorava, inclusive meu pai (que tbm é um crianção, hahahaha). Ela cai muito bem nessa época de festas e calor pois é geladinha, cremosa e os pedaços de chocolate e as sementinhas do maracujá dão uma excelente crocância ao doce!

Ingredientes:

1 1/2 pacote de biscoito de leite (ou q.b. para as camadas)
170 grs de chocolate ao leite picado em quadradinhos

Creme de maracujá

1 lata de leite condensado
1 caixa de creme de leite (ou 1 lata sem soro)
1/2 xícara de suco de maracujá concentrado (uso o da Parmalat, pois a polpa da fruta não dá a textura certa)

Chantilly

2 caixas de chantimix (deixe na geladeira por umas 2h antes de usar)
4 col (sopa) açúcar

Geléia de maracujá

1/2 xícara de suco de maracujá concentrado
1 xícara de açúcar
1/2 xícara de água
2 col. (sopa) de amido de milho
Polpa de 1/2 maracujá com as sementes

1. Faça o creme de maracujá misturando todos os ingredientes em uma vasilha até ficar homogêneo. Reserve na geladeira.
2. Enquanto isso, faça a geléia da seguinte forma: dissolva o amido de milho na água e junte com o açúcar e o suco de maracujá numa panela, mexendo bem até dar ponto (fogo baixo). Acrescente a polpa do maracujá, misture bem, apague o fogo e deixe esfriar.
3. Para o chantilly, bata as duas caixas de chantimix (geladas) com as 4 colheres de açúcar até dobrar de volume (velocidade alta por uns 5 minutos, depois velocidade baixa até dar ponto). Reserve na geladeira.



Montagem:

Em uma vasilha de vidro larga e alta, coloque um pouco do chantilly na base para grudar os biscoitos. Depois siga esta ordem para as camadas: biscoitos - creme de maracujá - chocolate - chantilly - biscoitos.... até terminar.
A ultima camada deve ser a de geléia, para finalizar o pavê.

Deixe na geladeira até o momento de servir =)


PS: Todas as fotos foram tirada pela Cris... ficaram profissionais, neh gente? Já falei pra ela que pode ganhar dinheiro com isso. Muda de profissão muié! rsrs

sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Pão de Minuto Provençal com Berinjela e Pimentão



Ontem me aventurei a fazer mais um pãozinho prático em casa. Com esse frio repentino, nada melhor que preparar coisas que vão ao forno, assim a casa fica quentinha e aconchegante, rsrs.
A receita original é da Verena, e sinceramente, é maravilhosa!

*Ve, eu disse que ia testar, lembra? Aqui está, rsrs*

Só adaptei alguns detalhes (como o ovo batido e a cobertura) e cismei de juntar um refogado de berinjela e pimentão à massa - o que ficou um escândalo, cumadi, vai por mim!
Um cheiro M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O saía do meu forno enquanto eu assistia a novela das 8 (alguém assistiu? rsrs) e eu não via a hora do pãozinho ficar pronto! Quentinho, saindo do forno direto para a mesa!

Verena, seu pão é delicioso e agradeço por compartilhar essa maravilha com a gente! Vou repetir com outros ingredientes e ver no que dá, hahahaha

Segue a receita do jeito que fiz:

2 xícaras (chá) de farinha de trigo
5 colheres (sopa) de óleo
3 colheres (sopa) de azeite
2 ovos
1/2 xícara (chá) de leite
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 pitada de sal

1/2 berinjela sem casca
1/2 pimentão sem sementes
1/2 cebola picada
1 dente de alho amassado
1 colher (sopa) de azeite
sal e pimenta a gosto
1/4 xícara (chá) de água

Corte a berinjela, o pimentão e a cebola em quadradinhos pequenos. Amasse o alho. Aqueça o azeite em uma panela e acrescente o alho e a cebola, depois o pimentão fritando até murcharem. Acrescente a berinjela, o sal e a pimenta, frite bem e coloque a água para ajudar no cozimento. Deixe a panela semi tampada durante uns 5 minutos, depois destampe e apure até que a água seque. Apague o fogo e deixe esfriar.

Para a massa, bata os ovos com um garfo e reserve. Em uma tigela junte a farinha, o óleo, o azeite, os ovos batidos e o leite. Mexa bem até virar uma massa pegajosa e consistente. Acrescente o fermento e o sal. Adicione o refogado já frio à massa envolvendo até ficar homogêneo.
Despeje a massa em fôrma de bolo inglês untada e enfarinhada, salpique parmesão ralado e orégano por cima, e leve para assar em forno pré aquecido até dourar.

Hmmmmmmmmm........


É. Eu fiquei com mania de tirar fotos assim, hahahaha

terça-feira, 23 de outubro de 2007

Espetinhos de frango picante


Contra fatos não há argumentos... sooo, segue fotos =D



Ingredientes:

1/2 kg de peito de frango limpo e em cubos
Sal grosso e pimenta do reino à gosto

Tempero:

1/2 maço de coentro fresco
5 pimentas dedo de moça picadas e sem sementes
2 col sopa de vinagre de arroz
5 col sopa de azeite extra virgem
1 col sopa de molho de soja

Salpique os cubos de frango com sal grosso e pimenta do reino (cuidado aqui, não exagere pois mais pimenta está por vir) e reserve em um recipiente com tampa. Processe os ingredientes do tempero até obter uma pasta mais ou menos homogênea e adicione ao frango reservado misturando bem, para envolver a carne por completo. Tampe e deixe na geladeira, de preferencia de um dia para o outro, mas algumas horas é suficiente.

Monte os espetinhos como de costume e leve para grelhar da forma que preferir (usei o George!).

Pra rolar uma amizade, espetinhos de provolone e uma saladinha esperta. Ah! E a cervejinha não podia faltar neh ; )



Não ficou tudo de bom?


segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Bolo inglês de limão com gotas de chocolate


Vontade de comer bolo inglês... e de limão... e com chocolate. Pode?

Às vezes tenho esses surtos repentinos, por isso corri para a minha mini biblioteca culinária e achei a receita que queria, na medida certa do meu lombrigão (hahaha). A receita original é de um bolo inglês de laranja com passas, mas como não sou fã dessas frutinhas, não pensei duas vezes em substituí-las por chocolate. A massa é super amanteigada e perfumada, não é muito doce e tem um sabor levíssimo de limão, nada que faça os olhos lacrimejarem =)
E o aroma do bendito assando??? UUUUiiiiiiii, de inundar a casa!

Delícia neh? Rsrs



Ingredientes:

200 g de margarina em temperatura ambiente (usei 1 tablete da culinária Vigor)
4 ovos
Suco e raspas de 2 limões
1 xíc de açúcar
2 1/2 xíc de farinha
1/2 colher de sopa de fermento
Gotas de chocolate à gosto (usei meio amargo, mas confesso que não fui generosa o bastante...)

Na batedeira, bata a margarina com o açúcar até virar um creme esbranquiçado. Junte os ovos, um a um, batendo bem depois de cada adição.
Acrescente o suco de limão, a farinha, o fermento e bata novamente até ficar homogêneo. Adicione o chocolate e as raspas misturando delicadamente com uma colher.
Asse em fôrma de bolo inglês apenas untada com manteiga e leve ao forno pré-aquecido até dourar (ou teste do palito)
Espere esfriar, desenforme e deixe descansar sobre uma grelha.
Sirva em temperatura ambiente com geléia de sua preferência - recomendação da receita original, eu não usei geléia alguma, comi puro mesmo!



quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Presentes da terra dos Los Hermanos

Por falar em viagens, nossa amiga Carla - a Diva! já chegou da Argentina e trouxe presentes deliciosos para seus pobres-amigos-brazucas :P

Confesso que estava ansiosíssima para experimentar o meu, visto que a propaganda feita foi das melhores!



Este doce de leite é uma coisa de louco! Pra terem uma idéia, comi 1/2 vidro de uma vez, tamanha delícia que é esse troço. Eu, que sempre amei doce de leite, afirmo que antes desse, nunca tinha experimentado um. Na boa, não existe nada melhor que esse vidrinho ae!

Doce de leite de Minas? Que nada! É Argentino na cabeça, hahaha

Com todo respeito aos mineiros e mineiras, mas esse é infinitamente melhor. Nada de ficar comendo com um copo d´agua do lado, esse doce é super suave, consistencia unica, dissolve na boca, uma tentação. Vc come sem parar, de verdade. Tem que colocar um freio, senão vai o vidro todo de uma vez, e vc nem sente (como eu, rá!)

Até quem não é muito chegado vai se render, porque é um negócio de outro mundo. E olha que chique, ele ganhou o prêmio de melhor doce de leite do mundo em 2000. Sentiu o drama, cumadi?

E como uma boa anfitriã, fiz mini pizzas de peito de peru com catupiry e queijo prato. Nada muito requintado, mas que caiu muito bem com o vinho divino que Carlita trouxe também. Uma noite muito chique, digna da nossa diva ; )



Definitivamente, eu PRECISO ir pra Buenos Aires u.U'

segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Udon com missô



Coisa boa que é feriado neh galera? Principalmente quando vamos a lugares lindos, com gente que amamos e nos divertimos mais do que esperávamos =)

E eu estava precisando dar uma relaxada mesmo, só que agora, tenho que retomar a rotina, e enquanto volto ao mundo real e não cozinho nada interessante (acabei de voltar e ainda não deu tempo de fazer coisa alguma) posto esse prato levíssimo que fiz semana passada e adoro. Pra variar, é oriental, hohoho.

Jogo rápido:

Peguei uns 100gr de macarrão para udon e cozinhei até amolecer (demora um pouquinho mais que as massas comuns)
Depois, aqueci um pouco de água para dissolver o missô e fazer o caldo. Temperei com hondashi e um fio de shoyo, juntei o macarrão escorrido e salpiquei cebolinha picada.

Simples assim. Depois disso, foi só dormir feliz e leve, hahaha


quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Feriado!


Oi gente,
pego a estrada hoje à noite para aproveitar o feriado e descansar um pouco. Retorno na segunda cheia de novidades e muito gás pra cozinhar =)

bjokas e até mais O/

terça-feira, 9 de outubro de 2007

Bolo de frutas com chocolate e especiarias


Esse é o bolo que levei no nosso encontro de sábado. O cheiro dele assando me remete à infância, quando chegava da escola e minha mãe estava na cozinha, esperando-o ficar pronto para preparar nosso café da tarde. Aliás, café da tarde sempre foi um momento muito importante no nosso dia-a-dia e sinto uma imensa falta disso.... hoje, com tanta correria, não sei mais o que é chegar em casa ainda com sol batendo na janela, passar aquele cafezinho fresco, comprar pão quentinho na padaria, assar um bolo..... mas a vida é assim neh mulherada? A gente guarda na memória os bons momentos para que possamos dar valor ao que vivemos agora, tudo isso serve como um parâmetro adorável, não é mesmo?

Enfim, saudosismos à parte, fiquei super feliz com a opinião das meninas que experimentaram o bolo, e pelo jeito, foi aprovado por elas =)

Massa:

4 ovos
1/2 xícara de óleo
2 col. sopa de manteiga em temperatura ambiente
2 xícaras de açúcar (1 de mascavo)
2 xíc de farinha de trigo
1 col sobremesa de fermento em pó
1 col café de cravo em pó
1 col café de canela em pó
Pistilos de 3 sementes de cardamomo
3 maçãs sem casca cortadas em cubinhos
Uva passa, frutas cristalizadas, cereja picada e gotas de chocolate a gosto

Bata no liquidificador os ovos, o óleo e a manteiga. Aos poucos, junte os ingredientes secos - menos as frutas - e bata novamente (se a massa pesar muito, misture à mão, eu fiz assim).


Despeje a massa em uma vasilha e junte as frutas misturando delicadamente com uma colher.



Depois acrescente o chocolate picado



Asse em fôrma de bolo ingles untada e polvilhada com uma mistura de açúcar e canela. Importante assar vagarosamente, em fogo baixo, pois a massa é pesada e pode tostar por fora e ficar crua por dentro.



Depois de assado, fica assim. Aceita um pedaço?



segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Encontro de Blogueiras!!!

Roubei da Cinara u.U'

O nosso sábado foi maravilhoso! Tantas coisas pra contar....

Confesso que estava bem ansiosa para este encontro, pois é bom demais conhecer pessoalmente as comadres que tanto conversamos pela internet. O que acho mais bacana é que realmente todas estavam nessa mesma ansiedade, e perceber que a internet nos abre estas possibilidades é mágico. Ao invés de nos proporcionar uma falsa aproximação (pois muitas pessoas preferem que o contato seja apenas virtual), a internet nos permitiu ver, ouvir, sentir as pessoas de verdade, não apenas aquelas que postam e que reconhecemos no texto ou nas receitas.

Cada uma tem suas características, histórias e identidade... porém, todas ricas em conteúdo! Adorei cada uma em particular e tenho muita esperança que grandes amizades estão surgindo, e é delicioso pensar nisso!

E falando em delícias, o que me dizem dessa mesa hein?


Muitas coisas divinas estavam ali, prontinhas para serem devoradas =)

Verena trouxe pães que me levaram às nuvens, rsrs
tenha certeza que vou copiar sua receita e reproduzir viu? Que pão era aquele? Super macio, textura ótima... e aparencia então? Só comendo pra entender, rsrs

Vera e Zazá Lee trouxeram pães recheados que fizeram a alegria do meu marido, hahahaha
éééé... eu levei uns bons pedaços pra casa =)

Vicky e seus muffins de chocolate deliciosos, participou com muita alegria do nosso encontro!

Karen chegou com pão de cereais e um cake fabuloso de pêras e gorgonzola. Coisa fina, neh gente! Rsrs

Pri que deixou minha tarde mais doce com pirulitos de biscoito recheados e cobertos com chocolate, hahahaha
preciso da receita amiga! Amei aquilo... o marido comeu fazendo "hmmmmm" o tempo todo =)

Cinara, a anfitriã, nos alegrou com waffles quentinhos feitos na hora! O cheirinho da massa assando, a cobertura de chocolate e mel, as geléias, a peanut butter (assim que se escreve?) tudo delicioso!

Sonia, que além dos incriveis biscoitinhos de Minas nos presenteou com uma linda galinha d´angola super fofa, que já está reinando soberana na minha cozinha. Obrigada querida!

Giovana trouxe lindos lanchinhos delicadamente embrulhados em celofanes, uma coisa linda de se ver e maravilhosa de se comer. Que mistura ótima! Adorei Gi! Além disso, tbm nos presentou com mini bloquinhos super fofos, com uma florzinha colada na capa dando um charme todo especial. Uma gentileza imensa =)

Claudia, só sorrisos, nos trouxe um cuscuz paulista lindésimo que fez a mulherada delirar, rsrs
e tbm nos presentou com lindos vasinhos de violeta que ficaram dispostos em cada mesa. Super fofo!

Heidi e Heiko nos surpreenderam com um lindo bolo decorado com pasta americana e delicadas flores. Recheio que adoro (doce de leite com ameixa) delirei no bolo, rsrs. Levei um bom pedaço pra casa, porque delícia como essa a gente não come todo dia!

E eu, finalmente, que levei uma receita de família que como desde que me lembro por gente, um bolo de frutas com chocolate e especiarias. Coisa de mãe... receita passada com amor que fiz questão de compartilhar com minhas novas amigas.

Além de todas essas delícias, muita conversa boa, histórias emocionantes e companhia da melhor qualidade.
Esse é um resumo do nosso sábado que foi mais que lindo, foi digno de guardar na memória e repetir, porque na boa? AMEI TODAS VCS E TO SUPER FELIZ!!!!!

Lembrancinhas do encontro

Ótima semana para todas e que novos encontros venham!
Bjokas
S.

PS: Ci, roubei sua foto porque ficou ótima e traduz o nosso encontro =)

quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Pão integral de banana





Não sei se apenas eu tenho problema com pães integrais comprados, mas realmente não consigo comer muitas fatias ao longo da semana. Acho-os secos e enjoativos.... por isso acabo voltando ao velho e bom pãozinho francês e sua amiga malvada: a farinha branca! Ò.ó

Graças ao Bom Deus, encontrei uma receita ótima, que modifiquei para aproveitar umas bananas que estavam sobrando em casa.

A receita original é salgada e sem boa parte dos itens que coloquei, então passo pra vcs do jeitinho que fiz. O pão é super perfumado e úmido (maravilha!) e fica bem suave. O sabor e aroma da banana com a canela é sutil e por levar pouco açúcar, não é doce demais. Finalmente consegui fazer um pão que além de delicioso e saudável, é apresentável, hahahaha


Ingredientes:


2 xíc de leite
2 tabletes de fermento biológico
1/2 xíc de óleo
1 xíc de açúcar (pode ser mascavo, mas usei comum mesmo)
1 col sopa de mel
1 col café de canela
2 ovos
3 bananas nanica em rodelas (bem maduras)
5 col sopa de linhaça
2 col sopa de aveia
1 xíc de farinha de trigo comum
4 xíc de farinha de trigo integral

No liquidificador, bata o leite, fermento, óleo, mel, ovos, bananas, aveia e a linhaça. Despeje essa massa (que é bem líquida mesmo) em um recipiente. Numa outra vasilha, misture o açúcar com a canela e as farinhas. Adicione aos poucos à massa líquida, mexendo até incorporar totalmente. Quando tudo estiver misturado, mexa vigorosamente com uma colher para destruir os gruminhos de farinha e produzir algumas bolhas de ar. Despeje em fôrma de pão untada e polvilhada com farinha e deixe descansar durante 30min. Leve ao forno pré-aquecido até que a superfície esteja morena e o interior seco (teste do palito). Tire do forno, espere amornar e desenforme para descansar numa grade.

PS: depois que fiz é que pensei melhor - da próxima, vou colocar a linhaça inteira ao invés de bate-la no liquidificador, assim é possível sentir mais os grãos.

Esse pão saindo do forno é uma perdição, minha gente! Eu ataquei assim que desenformei, rsrs

O cheirinho, a textura.... uma delícia mesmo. E o melhor de tudo é poder comer sem culpa!!! Rá!

Com manteiga, derretendo... ai meu Pai! rsrs

terça-feira, 2 de outubro de 2007

Cubos de frango ao molho picante de coentro, gengibre e mel




Ainda na onda oriental, resolvi fazer este frango com elementos thai. Mas ó cumadi, quando digo "elementos", me refiro à mistura de ingredientes e a utilização de alguns típicos da culinária de lá, nada muito à risca, entende? Mesmo porque precisaria de açúcar de palmeira, galanga de java e molho de ostra pra tudo ficar mais... digamos... fiel u.U'

Tendo em vista minhas limitações gastronomicas e geograficas (rsrs), dei uma pesquisada mega-power-blaster-giga-plus-rapida no meu livrinho de culinaria tailandesa e nas minhas anotações da Confraria que participei. O molho só não levou curry verde porque é muito forte e fiquei com medo de errar a dosagem, então o suprimi do prato.

A adaptação que fiz resultou num jantar muito bacana que super aprovei =D
Segue a receita para quem se aventurar


Ingredientes:

1/2 kg de peito de frango em cubos
Suco de 1 limão
1/2 litro de caldo de galinha
1 col sopa de azeite
1 col sopa de mel
1 col sobremesa de gengibre ralado
2 col sobremesa de colorau
Sal q.b

Molho:

1/2 maço de coentro (sem os talos)
3 dentes de alho
3 pimentas dedo-de-moça
Azeite q.b.
1 col sopa de vinagre de arroz

Deixe o frango descansando por cerca de 30min no suco do limão. Enquanto isso, coloque todos os itens do molho no processador e bata até virar uma pasta. Reserve.
Numa panela, aqueça o azeite e adicione o frango, fritando até que seque toda a água. Quando secar, adicione o molho, o colorau e o sal.
Mexa bem para misturar todos os ingredientes e acrescente metade do caldo de galinha e o gengibre. Deixe apurar e quando começar a secar, adicione o restante do caldo e o mel. Deixe no fogo médio até que o molho reduza. Sirva com arroz branco.

Eu fiz gohan em bolinhas para colocar dentro da tigelinha com o frango. Fica ótimo! O arroz pega bem o gosto dos ingredientes e equilibra a intensidade do molho. Muito bom =)



Ah! E pra quem não curte tanto comida apimentada, pode ficar tranquila, é só tirar a parte central das pimentas que tem as sementes... fica bem mais suave ^^d

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Torta cremosa de batatas



Noite fria + vontade de comer algo diferente + a visão de algumas batatas e frios solitários na geladeira...
o que resultou destes fatores?

É jogo rápido cumadi, comida vapt-vupt!

3 batatas gdes (usei tipo inglesa) sem casca e raladas
300 a 400 ml de leite, dependendo do tamanho das batatas (usei desnatado)
1 col café de colorau
1 envelope de tempero pronto (usei sazón laranja)
Sal e pimenta do reino à gosto
200g de queijo prato
200g de peito de peru
1 cebola picada
3 dentes de alho amassados
1 col sopa de azeite
Orégano a gosto

Clique na imagem para ampliar


1. Numa panela, aqueça o azeite e frite bem o alho e a cebola. Quando murcharem, acrescente as batatas raladas, os temperos e mexa bem.
Adicione o leite e cozinhe até reduzir mexendo sempre para não grudar no fundo. Quando engrossar, tire do fogo e deixe amornar.

2. Numa travessa, coloque metade da massa de batatas

3. Recheio com os frios e salpique orégano

4. Cubra com o restante da massa.

5. A ultima camada deve ser de queijo

6. Leve ao forno pré-aquecido até gratinar

Aí é só servir! Fica ótimo com uma saladinha de folhas e uma carne grelhada =)
Prática e rápida... bem no estilo "não to a fim de ficar horas na cozinha mas não quero jantar miojo", hahaha

Esse Blog é 5 Estrelas!


As queridas Dani e Aninha foram super gentis ao indicarem o Entre Erros para receber este prêmio... achei muito fofo da parte delas, principalmente porque fizeram minha semana começar com mais alegria! Logo na segunda-feira receber um carinho desses, é muito gostoso...

E para dar continuidade, indico mais 5 blogs que admiro muito. Não somente pelo conteúdo, mas principalmente por quem o faz:

Aninha
Claudia
Cris
Joaninha
Marizé


Meninas, vcs são 5 estrelas!!!
Bjus