quinta-feira, 26 de julho de 2012

Bolo de banana com calda coringa de caramelo


Eu vivo me boicotando.
Quem disse que consigo fazer uma receita light??? Marido reclama e reclama (mas comer o que faço, come neh?)

Não adianta... eu adoro saladas, frutas, cereais, mas na hora de cozinhar, sempre vou pro lado carb/sugar/suicide!!

É que, sinceramente? Não tem graça alguma cozinhar coisas lights. É saudável e necessário, OKEIS. Mas é chato. Qual a graça de temperar uma salada? De grelhar um peito de frango?

Repito: eu adoro e consumo tudo isso, mas quando se trata do preparo, nunca são as primeiras coisas que me vêem em mente. Acho que quem gosta de cozinhar de verdade, adora uma manteiga bem cremosa, um açúcar brilhante e assistir a massa de bolo crescer no forno (eu faço isso, sento no chão e vejo o bolo assando como se fosse um episódio de The Big Bang Theory. Herança do meu pai que fazia isso comigo sentada em seu colo quando criança, rs)

Tem medo de gordura trans? Então dá um close ali em cima e acessa o site da Boa Forma que é melhor ;)


Essa casquinha é o fim!

Bolo de banana

20 colheres de sopa de farinha de trigo
20 colheres de sopa de açucar
2 colheres de sopa de fermento em pó
Misture tudo isso em um recipiente e reserve

3 ovos
200ml de leite
2 colheres de sopa de açúcar
Canela a gosto
1 colher sopa de manteiga
Bata tudo isso no liquidificador


Montagem:

Em uma forma untada, coloque metade da mistura seca e, por cima, coloque rodelas de banana e manteiga (deixe cair aleatoriamente, preenchendo os espaços). Cubra com o restante da mistura seca, mais rodelas de banana e pedaços de manteiga e, por ultimo, despeje a mistura líquida, ajeitando levemente com um garfo. Não é preciso misturar.

Leve ao forno pré aquecido até dourar

Calda de caramelo

Essa calda é muito facil de fazer, mas tem alguns segredinhos

1 xícara de açucar
1/2 xicara de água
200 ml de creme de leite (caixinha)

Em uma panela, despeje o açucar e a água e, com o dedo indicador em movimentos circulares, mexa até o açucar dissolver completamente. Demora um pouquinho, mas é importante para que não queime no final.
Em seguida, acenda o fogo e nao mexa até a calda tomar a cor âmbar desejada (cerca de 10 min.). Ao atingir esse ponto, tire a panela do fogo e adicione o creme de leite aos poucos e com cuidado para não se queimar.
Misture bem e volte ao fogo apenas para incorporar, 1 minutinho é suficiente.

Essa calda dura até 1 semana na geladeira e, para consumi-la basta aquece-la novamente.
Vai muito bem quentinha com uma bola de sorvete, na salada de frutas ou sobre bolos, como usei aqui.


terça-feira, 17 de julho de 2012

Bolo de chocolate recheado (leite condensado cozido e ganache meio amargo)


Frio frio e mais frio! O terror de uns é o deleite de outros (meu caso, hohoho)

E uma das coisas mais gostosas do inverno é comer! Não sei se concordam, mas acho que o apetite é outro nessa época do ano, parece que tudo é mais atrativo e temos mais prazer em degustar uma bela refeição.

Há dias estava com vontade de comer um belo bolo de chocolate recheado, mas simplesmente compra-lo não iria me satisfazer, mesmo porque acho as docerias da cidade meio boring, tudo igualqueném... aí optei por preparar em casa mesmo, sentir o cheirinho saindo do forno, escolher a cobertura e o recheio, que apesar de trabalhoso, SEMPRE vale a pena!

A receita é muito simples, tudo no liquidificador ou no fouet - a minha opção mais comum.

Sei que bolos de liquidificador não são os mais sensacionais, a tal da clara em neve batida e incorporada faz diferença assim como as gemas/manteiga em creme com açucar, mas ó, tava com pressa, era 23h e minha vontade de comer logo era tamanha que nem liguei. O negócio era ficar gostoso e ser prático, o que rolou lindamente :)


1 e 1/2 xicara de farinha de trigo
1/2 xicara de leite
1 xicara de chocolate em pó
1 xicara de açucar
3 ovos
1 copo de suco de laranja
1 colher cha de fermento em pó

Peneire todos os ingredientes secos em uma vasilha e misture bem. Adicione o leite e os ovos e misture até virar uma massa homogenea. Acrescente o fermento em pó e incorpore. Despeje em forma untada e enfarinhada e leve em forno pre aquecido por cerca de 40min

Enquanto isso, cozinhe 1 lata de leite condensado em panela de pressão. Basta colocar a lata deitada na panela e cobrir com água. Para o ponto de creme firme, como um doce de leite, 30min é suficiente.

Após assado o bolo, retire-o da forma e coloque em uma grade para esfriar.
Corte quantas camadas desejar e regue cada uma com o suco de laranja. Eu cortei 2 e usei fio dental lavado (esse truque é ótimo e as camadas ficam perfeitas!). Recheie com o leite condensado cozido à vontade.

Para cobertura, basta aquecer 1 caixa de creme de leite. Quando começar a borbulhar, desligue o fogo e adicione pedaços de chocolate meio amargo até a consistencia desejada - usei 1/2 barra de 170g.


Importante: espere a lata de leite condensado esfriar para abri-la, pois o conteudo estará fervendo e poderá espirrar. Muito cuidado! 


quarta-feira, 11 de julho de 2012

Creme de abóbora e cubos de frango ao alho


Depois de um feriado perdido com um mal estar terrível (pense em alguém com sintomas de febre, mas sem febre, corpo extremamente dolorido e vontade de ser abduzida de tanta ânsia. Pensou? Então, era eu) consegui voltar pra cozinha e preparar algo para repor as energias, visto que meu estoque estava mais vazio que geladeira de solteiro.

E o que conforta mais do que uma bela sopinha cremosa e nutritiva hein?
Eu implorei por uma dessas na segunda - que o marido não saiba - e achei que estava merecendo!!

Foi assim:


Peguei 1/2 abóbora japonesa, lavei bem, tirei o miolo com sementes e a coloquei pra cozinhar numa panela tampada com 2 xícaras de água. A abóbora deve ficar com a casca virada pra cima okeis?
Enquanto isso, piquei 1/2 cebola e pilei com sanguinuzóio 3 dentes de alho, que foram para a frigideira em azeite quente. Adicionei 2 peitos de frango em cubos pequenos e fritei até pegar no fundo. Joguei sal e pimenta do reino e reservei. Nesse ponto, cerca de 10 minutos, a abóbora já estava lindamente cozida, aí foi só colocá-la na tábua e tirar a casca na maior facilidade. Você pode usar descascador de legumes, mas eu fui na faca mesmo por causa das curvas, acho mais fácil assim. Retirada toda casca, cortei em cubos e voltei pra panela com a água do cozimento e processei com um mixer até virar um creme denso (aqui, precisei adicionar cerca de 1/2 litro de água, mas adicione até o ponto que desejar). 
2 conchas do creme foram para a frigideira com o frango, que em fogo baixo, ajudaram a retirar todo aquele fundinho maravilhoso que o refogado deixou. Aí, é só despejar essa mistura na panela com o creme restante e temperar a gosto. Coloquei apenas sal, pimenta do reino, cominho e 2 envelopes de sazón vermelho (shame on me!). Salpiquei cebolinhas depois de pronto e ficou assim: lindo!

PS: como adoro um reaproveitamento, antes de finalizar, misturei um pouco de creme de brócolis que restou da noite anterior... mágica!! 

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Bolo de maracujá e creme azedo


Creme azedo??? Arrrgh!

No no no meu caro, minha cara! Não julgue esta receita de forma precipitada, pois vai perder a oportunidade de conhecer este bolo EEEENCRÉÉÉVEL. É, com "e" mesmo, pra enfatizar

Quem acompanha a página do Facebook sabe que ganhei quilos de maracujá e precisei congelar a polpa pra fazer a coisa toda render. Só que como nem só de suco vive o homem, resolvi ir atrás de uma receita de bolo, pois acima de tudo, rola todo um amor do marido por doces com frutas (azedas principalmente)

Foi quando encontrei uma foto extremamente convidativa pertencente ao blog Honey Bee Sweets.
Comecei a ler a receita e deu aquele "start" de cozinheira-lombriguenta, ou seja, quando eu vejo uma receita e ela perdura martelante na cabeça até faze-la. É um tormento u.U


Continuando... mal de geminiano é ser prolixo e disperso, acostumem-se, rs

Dei aquela olhada no armario e conferi os ingredientes. Tudo ok, até o tal do sour cream (creme azedo) que, na ausencia em Terra Brasilis, a gente aprende a improvisar misturando suco de 1/2 limão ao creme de leite.

Bom, só posso adiantar que o bolo é perfumadíssimo e muito gostoso!
Apesar da demora para assar, cerca de 1h aqui em casa, o resultado empolgou... arquivei a receita no meu caderninho onde só coloco as Chuck Norris, as fodonas que não têm pra ninguem!

Ingredientes:

300g de farinha de trigo
225g de açucar
2 col chá de fermento em pó
1/2 col chá de bicarbonato de sódio (não usei)
220g de manteiga sem sal em temperatura ambiente (usei 50g de manteiga + 3 col de chá cheia de margarina light)
4 ovos
100g creme azedo (coloque suco de 1/2 limão em 100ml de creme de leite)
Suco de 4 maracujás (usei a polpa de 2 e meio, porque é mais forte)
1 pitada de sal

Pré aqueça o forno a 180 graus. Unte uma forma de bolo ingles e, se tiver, coloque papel manteiga e unte novamente. Eu só untei generosamente.
Na batedeira, bata bem a manteiga com açúcar até virar um creme esbranquiçado. Adicione os ovos, 1 a 1, batendo sempre a cada adição. Proceda da mesma forma com o creme azedo e o suco - adicione aos poucos e continue com a batedeira ligada.
Desligue o aparelho e coloque a farinha, o bicarbonato, o fermento e o sal e mexa com uma colher (eu usei um fouet). Assim que incorporar, despeje a massa na forma e leve para assar por cerca de 1h ou até que fique dourado.

  
Finalizei com uma cobertura de leite condensado e polpa de maracujá. Como diria Ramsay: "Delicious"