sábado, 26 de maio de 2007

Bolo de banana com canela

Quinta feira fez muito frio aqui em Campinas, e como não poderia deixar de ser, resolvi fazer um bolinho pra alegrar essa noite gelada. Além disso, aquelas lindas bananinhas na fruteira me olhavam como se indagassem: E ae? Vai usá nóis ou num vai?

Como havia comprado um livro de receitas muito interessante no mesmo dia (sim! sou fã incontestável de bancas de jornal/livrarias e visito-as assiduamente) aproveitei para testar uma que encontrei nele. Não posto a foto porque não deu tempo de tirar ¬¬', mas garanto que o bolo é maravilhoso, cheirosééééérrimo e muito simples de fazer!

Ingredientes

4 bananas nanica sem casca cortada em pedaços pequenos
1 xícara (chá) de óleo (usei de girassol)
4 ovos
1 xícara (chá) açúcar
1 colher (sopa) de canela em pó
2 xícaras (chá) de farinha de rosca
1 colher (sopa) fermento em pó

Cobertura

1 lata de creme de leite
300g de chocolate meio amargo derretido em banho-maria (eu fiz um brigadeiro mesmo porque não tinha a barra em casa - usei chocolate em pó da Garoto e ficou muito bom!!!)

No liquidificador* bata os ingredientes da massa e despeje em uma fôrma de buraco no meio untada e enfarinhada (apenas a base, para que a massa não quebre ao ser retirada).
Leve ao forno médio pré-aquecido por cerca de 25 min* ou até que, ao colocar um palito, este saia limpo. Retire do forno, deixe descansar por 5 min. e desenforme. Espalhe a cobertura por cima e sirva em seguida.

* Eu fiz no liquidificador, mas como o meu não é daqueles mega-power-possantes, tive que dividir a massa e bater aos poucos... acho que se não tiver um com bom motor, vale a pena fazer na batedeira mesmo.
* A receita diz 25 min., mas o meu ficou quase 1h - não sei se pelo frio, ou pelo forno mesmo...


Da próxima vez que fizer este bolo, prometo que posto as fotos... ele ficou muito lindinho!!! Quase morri de raiva porque não estava com a máquina digital em casa T__T' ...
realmente recomendo esta receita que foi aprovada pelo pessoal do escritório.... rsrs

Fica aqui a dica pra vcs
bjokas =*

Um comentário:

Fer Guimaraes Rosa disse...

Sheila, voce eh de Campinas? Minha familia e a do meu marido estao ai. Tivemos um encontro de blogs de culinaria no shopping Galeria em dezembro. No proximo voce vai ter que ir, hein? ;-)

bjs!