quarta-feira, 6 de junho de 2012

Canja de galinha (para dias preguiçosos)

Quando visualizei minha ultima postagem no blog, levei um susto! Quase 1 ano sem publicar nada num espaço que era meu refugio e maior prazer.

Acho que a folia dos blogs deu uma sossegada - apesar de ainda pipocarem vários pela net - mas teve um auge, aqueles anos (2006 a 2008) em que o boom foi sensível.

Enfim, não quero filosofar sobre o assunto, mas foi inevitável refletir sobre isso :)

Interessante rever as postagens antigas e ver como evoluí, tanto nas receitas quando no meu gosto. Acredito que, fazendo jus ao nome do blog, os erros e os acertos motivam quando se tem uma real paixão pelo que faz.

Apesar do tempo que levei pra voltar, sinto que nunca me afastei verdadeiramente, pois continuei cozinhando (e muito!) com (muita!) alegria. É minha válvula de escape. A cozinha é minha terapia, riam se quiserem. Eu rio quando penso nisso, porque dá trabalho. O prato pronto e a foto tirada são lindos, mas e a sujeira? A louça que ficou na pia e, nem em sonho, publicamos? A dor nas costas, nas pernas após horas a fio preparando uma receita de 63 etapas?

Loucura neh, mas eu amo. É um trabalho extremamente prazeroso, principalmente quando acerto o ponto, o tempero... principalmente quando vejo meu marido ou comensais em completo extase, saboreando e liberando "hummms" sem fim.

Todavia, contudo, porém, entretaaaanto, reinicio o blog com o post mais contraditório possível, porque, depois dessa apologia à cozinha e seus encantos, me atrevo a publicar uma receita totalmente caseira, que remete às nossas avós e mães, aquela que recorremos quando estamos indispostos ou, simplesmente, com preguiça.

Canja de galinha. É... ela mesma. E o pior: nem fiz pra mim, é o almoço do meu filho que surrupiei na maior cara de pau! rs

Não tem segredo, mesmo porque cada um tem sua receita. De qualquer forma, aqui vai (no charme do reaproveitamento!)



Peito de frango desfiado (tinha sobras de frango assado na geladeira)
1 cenoura em cubos
1/2 abobrinha em cubos
1/2 cebola em cubos
1/2 chuchu em cubos
3 folhas de couve
1 tomate em cubos
1 xícara de arroz
Sal a gosto
Azeite

Mais simples, impossível: na panela de pressão, aqueça o azeite e doura a cebola inserindo o peito de frango desfiado em seguida. Após, adicione o tomate e deixe apurar até começar a grudar na panela (isso deixa um perfume e sabor incríveis, tbm doando cor ao caldo). Em seguida, todos os demais ingredientes e água fervente até cobrir. Pressão e voilá! Após 10 minutos, voce e seu bebe serão muito felizes

Que mãe nunca comeu a comidinha do filho neh? Entre nós... rs

Nenhum comentário: