segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Éclairs


Esta é a minha segunda tentativa de éclair. Não que a primeira não tenha sido promissora, o resultado foi muito bom, mas como vi que algumas receitas levavam leite e outras não, quis experimentar as duas e verificar as diferenças

Bom, a primeira coisa que posso dizer é que a receita com leite é melhor. A massa é mais consistente durante o preparo e as éclairs cresceram mais e ficaram mais fáceis de cortar. A receita que leva apenas água resulta em uma massa quebradiça e levemente esfarelenta. Nada comprometedor, só que foi mais dificil abri-las e rechea-las.

Outro ponto interessante é que, durante o descanso que a massa tem para esfriar, percebi que a manteiga ficou depositada, como se não tivesse sido totalmente absorvida, apenas ao misturar é que ela voltava a incorporar-se. Na receita que leva leite, não houve essa separação.

Feitas as devidas ressalvas, segue a receita (com leite)


1/4 xícara de água
1/4 xícara de leite
50g de manteiga
1/2 xícara de farinha de trigo
2 ovos levemente batidos

Leve uma panela ao fogo e adicione os 3 primeiros ingredientes. Assim que a manteiga derreter, coloque toda a farinha de uma vez e mexa vigorosamente, até formar uma massa homogenea que se solta das laterais da panela. Reserve.

Bata os dois ovos e adicione-os à massa (que deve estar morna, para não cozinha-los antes da hora) e mexa bem a cada incorporação. O resultado será uma mistura bem lisa e pegajosa.

Coloque a massa em saco de confeitar e com um bico - eu usei o pitanga aberta - molde as éclairs.
Você pode moldar como bombas ou carolinas. Eu acho a ultima opção mais bonitinha :)

Leve para assar em forno pré aquecido, e assim que dourarem, tire-as do forno e corte-as ao meio, para que o vapor saia e a massa não fique amolecida. Melhor se esfriarem sobre uma grade.

O recheio possibilita usar a imaginação: geléia, frutas picadas, ganache, créme anglaise, enfim... aqui, vale abusar e se divertir.

Em casa, foi créme anglaise e ganache. A cobertura, chocolate meio amargo derretido, e só!

Sinceridade? É muito mais simples e rápido do que parece, vale a pena testar e engordar uma belas gramas!



Rendeu 6 éclairs médias

Nenhum comentário: