quinta-feira, 31 de maio de 2007

Jambalaya


Como de costume, vasculhei a internet atrás de alguma receita diferente e simples de ser executada, já que receberia (na noite de ontem), a visita de um amigo em casa.

E não é que achei uma coisa bem interessante? Vejam só as informações que encontrei sobre este prato que, além de delicioso, é lindo! Comi com os olhos antes de prova-lo :)

"Jambalaya é uma espécie de paella típica de Nova Orleans, talvez exemplo da contribuição que a cultura espanhola acrescentou à cultura crioula de Louisiana, em que os principais ingredientes são, além do típico arroz, frango, presunto cru, lagostins, muita pimenta: pimenta-do reino moída e Cayena também moída."

Fonte: Wikipedia

"Jambalaya: prato da cozinha crioulla, mistura de arroz, tomate, cebola, pimentas e vários tipos de carne, numa espécie de risoto. O nome provavelmente deriva de jambón, presunto em francês."

Fonte: Gastronomia Brasil

Na verdade, encontrei várias receitas de Jambalaya sendo que cada uma diferia em algum detalhe: ou não levava frango, ou não tinha pimentão, ou tinha presunto, ou levava determinadas ervas.... enfim, peguei a base de todas elas e acrescentei os ingredientes que tinha em casa e achei que cairiam bem.... pelo menos os convidados aprovaram e repetiram (adoro isso!)

Segue a receita para conferirem:

350g de lingüiça em pedaços (usei 4 unidades da "Fininha" - Seara)
500g de camarões limpos
1 cebola picada
3 dentes de alho amassados (não muito grandes)
1 pimentão verde picado
1 pimentão amarelo picado
4 tomates sem pele e sementes picados
2 xícaras de arroz
4 xícaras de água
2 colheres de sopa de óleo
4 folhas de louro (usei in natura)
Pimenta calabreza em flocos e orégano a gosto


Modus Operandi

Regue uma panela grande com o óleo e frite bem a lingüiça. Depois acrescente a cebola e o pimentão, tempere com a pimenta e deixe refogar.
Adicione o alho e o arroz e mexa bem para incorporar os ingredientes. Tempere com sal a gosto (usei 1 envelope de sazon laranja e 1 colher de café de ajinomoto além do sal).

Junte os tomates, as folhas de louro e o orégano e acrescente a água. Mexa tudo muito bem e deixe cozinhar até reduzir e amolecer o arroz - tipo um risoto.

Enquanto o arroz não fica pronto, tempere os camarõezinhos com sal e deixe-os descansar.
Quando o arroz estiver quase pronto, junte os camarões e misture até que mudem de cor (ou ficarão borrachudos), é a famosa "sapecada", rsrs. Acerte o sal e demais temperos que desejar, caso seja necessário.

Apague o fogo e deixe descansar por uns 5 min. Sirva em seguida.

PS1: tirei as folhas de louro antes de servir, vai que alguém cisma de comer neh? O.o'
PS2: a receita que mais gostei (
Olivier) pedia 2 peitos de frango em cubos, mas não usei pois os que tinha em casa estavam congeladésimos ¬¬'... da proxima vez quero inseri-los na receita pois acho que ficará ótimo!

Algumas fotos do passo-a-passo para verem como foi a aventura gastronômica... tinha que aproveitar que 2 cobaias novas estariam presentes neh galera? rsrs



Os ingredientes devidamente separados (vejam o detalhe da canequinha Central Perk, rsrs - Sim! Sou fã de F.R.I.E.N.D.S)


Os camarõezinhos no sal ^^*


Refogando os ingredientes


O cozimento já com arroz inserido

Pronto!


O importante é que essa aventura foi um Acerto... vamos ver o que será a próxima neh? Até mais.

2 comentários:

Cláudia disse...

Adorei este prato, e ainda com tantas fotos explicativas. Deve ser bem apimentado, não? Na versão para crianças podemos por as pimentas à parte e cada um coloca a seu gosto. Neste frio é convidativo!!!
Bjs

Cláudia B. =^.^=

Evelyn disse...

Hum.... parece muito bom!
Legal seu novo blog She!
A sua cara, mas eu acho que vou aproveitar bem pouco, já que adoro "perder" o endereço da cozinha...rs
Mas muito dez!!!
Bjokas
Linkada