segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Bolo cremoso de chocolate e castanha de caju



Hoje posto para vocês um erro que virou acerto!

É cumadi.... tem vez que a gente pensa que acertou mas errou, mas tbm tem dia que o erro não é tão erro assim não, saca só!

Esse bolo foi fruto de uma tentativa minha em fazer um brownie. Quando o preparava, estava com a maior pressa e esqueci de colocar farinha!!! E só descobri isso no dia seguinte, depois que todo mundo comeu e adorou (graças ao Bom Deus!).

E sabe o que foi mais bacana? O bolo ficou com uma textura ótima, super cremoso e com uma crostinha 10! Aliás, a crostinha foi disputada ávidamente, diga-se de passagem u.U'

A Carla, por exemplo, foi a que mais curtiu! Comeu com tanto prazer que deu até gosto, rsrs. Não é ótimo cozinhar pra pessoas que se deliciam sem medo?

Enfim, segue a receitinha e umas fotos meia-boca pra verem como ficou. Sei que estão escuras, mas valeu a intenção, rá!



Ingredientes

170 g de chocolate meio amargo picado
180 g de margarina (tipo culinária)
4 ovos
250 g de açúcar
1 col. (café) de canela em pó
1 col. (café) de essência de rum
1 col. (café) de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal
1 xícara (chá) de castanha de caju moída

Modo de Fazer

Na batedeira, bata bem os ovos com o açúcar até esbranquiçar.
Enquanto isso, leve para derreter no microondas, por 2 minutos, (mexendo na metade do tempo) a margarina e o chocolate picado. Tire do microondas e acrescente a canela, a essência, o bicarbonato e a pitada de sal. Acrescente a mistura de ovos e mexa bem. Coloque a castanha moída e misture novamente.
Despeje a massa em forma quadrada, untada e enfarinhada (melhor se for com chocolate em pó) e leve para assar em forno pré-aquecido até que a superfície fique craquelada e firme.
Deixe esfriar na forma, corte em quadrados e sirva.

Devido a presença de ovos batidos, a massa sobe um pouco enquanto assa, por isso é importante usar uma fôrma alta para evitar transbordamento. Depois a massa baixa bem, e é aí que se forma a crosta lateral.... uma delícia com café e leite, hahahaha....

Recomendadíssima gente! O cheiro enquanto assa é maravilhoso!

11 comentários:

Cris disse...

Minha mãe sempre diz que na costura erro em corte de roupa vira moda, pelo jeito nas receitas também! Esta última foto ficou linda... Bjs!

Marcel Miwa & Nina Moori disse...

Tem uma marca de brownie com nozes que anuncia não usar farinha de trigo! a receita é bem próxima da sua, mas com nozes processadas. Eu faço um brownie sem farinha que fica assim, super cremoso, mas é com manteiga.

bjinho,
Nina.

Elvira disse...

Esse bolo deve ser de comer de joelhos! :-)

Julia Valsecchi disse...

Meu Deus que delicia, esse vou ter que fazer beijosssss

Marizé disse...

Que belo erro, só de imaginar essa crostinha crocante fico a salivar!

Akemi disse...

Mas eu jurava que era um brownie ao entrar aqui! Mas vc conseguiu preparar algo melhor ainda!!! Hummm só pela sua descrição já senti o "drama" deste bolo"! Que perdição, Sheila!!!!

Laurinha disse...

Esta casquinha é tudo de bom meeeeeesmo! Sabe que fiquei salivando, só de olhar, qdo reli o texto é que 'li' a receita... 10!
Beijinhos,

laila disse...

ai que tentação!o negro do bolo me convoca a comer um pedaço...vou ter q fazer em breve! bjos

semente de sésamo disse...

Chegou aqui o cheiro.... Dev ser bom de mais!

valentina disse...

Sheila, este brownie ficou barbaro. e sem farinha. mehor ainda. satisfaz os intolerantes. barbaro.

Sheila disse...

Cris,
obrigada querida! Ainda bem que deu certo neh? hahaha

Nina,
não sabia disso! Achei que tinha errado e cometido uma imensa gafe! Pelo menos existe brownie sem farinha neh

Elvira,
se é.... pergunta pra Carla pra ver, rsrs

Julia,
faça sim e depois me conte se gostou =)

Marizé,
é de lamber os dedos, amiga!

Akemi, e que drama amiga! Impossível comer um unico pedaço!

Laurinha,
a casquinha é a parte mais disputada!

Laila,
faça sim e depois me conte! Adoraria saber =)

Semente,
imagine como ficou minha cozinha, rsrs

Valentina,
obrigada querida! Aprovei mesmo esse erro, rsrs