sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Sorvete chinês de abacate e limão



Essa é a minha 1ª participação no evento Rei da Quinzena, e confesso que adorei o ingrediente da vez!

Quando vi o Rei Abacate ali, tão convidativo, lembrei na hora de um livro com receitas chinesas que tenho em casa e sempre uso porque tem dicas ótimas. E o melhor, tem a receita perfeita para esta quinzena!

Corri comprar o abacate e me aventurei nessa delícia. Na boa, é uma delícia mesmo! Ainda mais nesse calor que tá fazendo aqui em Campinas, foi uma ótima idéia para refrescar nossa noite!


Ingredientes:

4 gemas de ovo
300ml de creme de leite fresco
1/2 xícara de açúcar
2 abacates maduros
Suco e casca ralada de 1 limão
4 claras batidas em neve

Modo de fazer:

Bata as gemas de ovo em um recipiente refratário. Aqueça o creme numa panela juntamente com o açúcar, mexendo até que fique totalmente dissolvido.

Assim que o creme ferver e subir até a borda, tire do fogo e acrescente as gemas batidas (aos poucos e mexendo sempre) a uma boa altura acima da panela, formando um fio, isso evita que o creme talhe. Deixe esfriar e mexa de vez em quando. Depois de frio, leve a geladeira.

Amasse a polpa dos abacates e junte ao creme gelado batendo bem. Junte a casca e o suco do limão. Coloque tudo num recipiente raso e leve ao freezer até que esteja parcialmente congelado. Retire do freezer e mexa bem, repetindo esta operação por duas/três vezes a fim de evitar a formação de grandes cristais de gelo.

Por ultimo, bata as claras em neve e adicione à mistura do sorvete e leve ao freezer para congelar completamente.

Eu servi com mel e castanha de caju moída. Ficou 10!


16 comentários:

Joaninha disse...

Que delícia!:))) Tenho uma receita com coco e a nossa colega Pinkie do Delícias do Mar também sugeriu uma diferente. Vou ter mesmo de fazer. A sua foto deixou-me a babar... :)

Cinara disse...

Sheila, que sorvete mais chique, amiga! Além de refrescante, o visual ficou maravilhoso... Sobrou um pouquinho por aí? :oP Beijos e bom final de semana!

Valentina disse...

Sheila, que delicia.gostei muuuito desta receita. E deu tempo sim.fechou a quinzena.

Migas disse...

Não aprecio abacate mas aventurava-me neste gelado! Excelente apresentação! :o)

anna disse...

Eu e o sr. abacate não somos amigos, mas o gelado está o máximo!
Beijokas.

AndreaDomingas disse...

Adorei!

Já salvei a receita para experimentar na minha sorveteira! Acho que deve ser mesmo delicioso! Uma pergunta: o abacate estava bem maduro ou ainda durinho?

Sheila disse...

Joaninha,
obrigada querida! Recomendo mesmo, porque além de ser super facil é uma delícia! Tá fazendo o maior sucesso em casa! Aliás, adorei seu blog, o Chef Haruki é super fofo, rsrs

Ci,
sobrou sim amiga! Sirva-se a vontade, tem lugar especial na minha mesa =)

Valentina,
que bom que deu tempo! Tive tanta coisa pra resolver essa semana que achei que não conseguiria participar... to super feliz =)

Migas,
se vc não aprecia muito o sabor do abacate em si, pode experimentar este sorvete sem medo, porque ele fica divino devido a mistura com o limão. Super refrescante!

Anna,
obrigada querida! Espero que o rei abacate te seduza um dia, rsrs

Andrea,
deve estar maduro porque além de dar uma consistencia mais cremosa, facilita na hora de amassar a polpa e acrescentar ao creme =)

Agdah disse...

E pareceque ficou super fofinho.

Cláudia disse...

Sheila, adorei esse sorvete. Eu nunca fiz em cada, pensando que não ia dar certo sem a sorveteira. Mas vc explicou tão bem que fiquei muito animada para fazer. Passa lá no meu blog que tem outra coisinha para você.
bjs

Sarita disse...

Têm uma taçinha para mim?K raiva :)
Bjitos.

Beatriz Belliard disse...

esta taça de sorvete esta me dando agua na boca, que delicia ! bj

Akemi disse...

Essa colherada de sorvete é para mim??? Hummmm! rsss
Adorei a sugestão, Sheila!

Marizé disse...

Que receita maravilhosa, estou tentada a experimentar. Já tomeu nota. Parabéns

Sheila disse...

Agdah,
ficou mesmo, uma textura ótima =)

Clau, querida!
Se aventure mesmo neste sorvete porque vc não vai se arrepender... acabamos com ele ontem, rsrs
Ah! Já visitei seu blog e atendi ao pedido, rsrs!

Sara,
infelizmente acabou, rsrs. Mas farei mais, de outros sabores e postarei aqui, aí deixarei uma taça imensa só pra vc ok? =)

Bia,
é de se lambuzar, amiga!

Akemi,
é sim querida! Especial e cheinha de mel com castanhas, rsrs

Marizé,
se vc se aventurar, me conte se gostou tá? bjão!

Cris disse...

Oi Sheila! Cheguei aqui através da Claudia do Doces Encontros e adorei suas receitas! Este sorvete só de ver... dá água na boca! Bjs!

Eli disse...

Amei de paixão essa receita!!