quarta-feira, 11 de julho de 2012

Creme de abóbora e cubos de frango ao alho


Depois de um feriado perdido com um mal estar terrível (pense em alguém com sintomas de febre, mas sem febre, corpo extremamente dolorido e vontade de ser abduzida de tanta ânsia. Pensou? Então, era eu) consegui voltar pra cozinha e preparar algo para repor as energias, visto que meu estoque estava mais vazio que geladeira de solteiro.

E o que conforta mais do que uma bela sopinha cremosa e nutritiva hein?
Eu implorei por uma dessas na segunda - que o marido não saiba - e achei que estava merecendo!!

Foi assim:


Peguei 1/2 abóbora japonesa, lavei bem, tirei o miolo com sementes e a coloquei pra cozinhar numa panela tampada com 2 xícaras de água. A abóbora deve ficar com a casca virada pra cima okeis?
Enquanto isso, piquei 1/2 cebola e pilei com sanguinuzóio 3 dentes de alho, que foram para a frigideira em azeite quente. Adicionei 2 peitos de frango em cubos pequenos e fritei até pegar no fundo. Joguei sal e pimenta do reino e reservei. Nesse ponto, cerca de 10 minutos, a abóbora já estava lindamente cozida, aí foi só colocá-la na tábua e tirar a casca na maior facilidade. Você pode usar descascador de legumes, mas eu fui na faca mesmo por causa das curvas, acho mais fácil assim. Retirada toda casca, cortei em cubos e voltei pra panela com a água do cozimento e processei com um mixer até virar um creme denso (aqui, precisei adicionar cerca de 1/2 litro de água, mas adicione até o ponto que desejar). 
2 conchas do creme foram para a frigideira com o frango, que em fogo baixo, ajudaram a retirar todo aquele fundinho maravilhoso que o refogado deixou. Aí, é só despejar essa mistura na panela com o creme restante e temperar a gosto. Coloquei apenas sal, pimenta do reino, cominho e 2 envelopes de sazón vermelho (shame on me!). Salpiquei cebolinhas depois de pronto e ficou assim: lindo!

PS: como adoro um reaproveitamento, antes de finalizar, misturei um pouco de creme de brócolis que restou da noite anterior... mágica!! 

Nenhum comentário: