terça-feira, 17 de julho de 2012

Bolo de chocolate recheado (leite condensado cozido e ganache meio amargo)


Frio frio e mais frio! O terror de uns é o deleite de outros (meu caso, hohoho)

E uma das coisas mais gostosas do inverno é comer! Não sei se concordam, mas acho que o apetite é outro nessa época do ano, parece que tudo é mais atrativo e temos mais prazer em degustar uma bela refeição.

Há dias estava com vontade de comer um belo bolo de chocolate recheado, mas simplesmente compra-lo não iria me satisfazer, mesmo porque acho as docerias da cidade meio boring, tudo igualqueném... aí optei por preparar em casa mesmo, sentir o cheirinho saindo do forno, escolher a cobertura e o recheio, que apesar de trabalhoso, SEMPRE vale a pena!

A receita é muito simples, tudo no liquidificador ou no fouet - a minha opção mais comum.

Sei que bolos de liquidificador não são os mais sensacionais, a tal da clara em neve batida e incorporada faz diferença assim como as gemas/manteiga em creme com açucar, mas ó, tava com pressa, era 23h e minha vontade de comer logo era tamanha que nem liguei. O negócio era ficar gostoso e ser prático, o que rolou lindamente :)


1 e 1/2 xicara de farinha de trigo
1/2 xicara de leite
1 xicara de chocolate em pó
1 xicara de açucar
3 ovos
1 copo de suco de laranja
1 colher cha de fermento em pó

Peneire todos os ingredientes secos em uma vasilha e misture bem. Adicione o leite e os ovos e misture até virar uma massa homogenea. Acrescente o fermento em pó e incorpore. Despeje em forma untada e enfarinhada e leve em forno pre aquecido por cerca de 40min

Enquanto isso, cozinhe 1 lata de leite condensado em panela de pressão. Basta colocar a lata deitada na panela e cobrir com água. Para o ponto de creme firme, como um doce de leite, 30min é suficiente.

Após assado o bolo, retire-o da forma e coloque em uma grade para esfriar.
Corte quantas camadas desejar e regue cada uma com o suco de laranja. Eu cortei 2 e usei fio dental lavado (esse truque é ótimo e as camadas ficam perfeitas!). Recheie com o leite condensado cozido à vontade.

Para cobertura, basta aquecer 1 caixa de creme de leite. Quando começar a borbulhar, desligue o fogo e adicione pedaços de chocolate meio amargo até a consistencia desejada - usei 1/2 barra de 170g.


Importante: espere a lata de leite condensado esfriar para abri-la, pois o conteudo estará fervendo e poderá espirrar. Muito cuidado! 


Nenhum comentário: