quinta-feira, 26 de julho de 2012

Bolo de banana com calda coringa de caramelo


Eu vivo me boicotando.
Quem disse que consigo fazer uma receita light??? Marido reclama e reclama (mas comer o que faço, come neh?)

Não adianta... eu adoro saladas, frutas, cereais, mas na hora de cozinhar, sempre vou pro lado carb/sugar/suicide!!

É que, sinceramente? Não tem graça alguma cozinhar coisas lights. É saudável e necessário, OKEIS. Mas é chato. Qual a graça de temperar uma salada? De grelhar um peito de frango?

Repito: eu adoro e consumo tudo isso, mas quando se trata do preparo, nunca são as primeiras coisas que me vêem em mente. Acho que quem gosta de cozinhar de verdade, adora uma manteiga bem cremosa, um açúcar brilhante e assistir a massa de bolo crescer no forno (eu faço isso, sento no chão e vejo o bolo assando como se fosse um episódio de The Big Bang Theory. Herança do meu pai que fazia isso comigo sentada em seu colo quando criança, rs)

Tem medo de gordura trans? Então dá um close ali em cima e acessa o site da Boa Forma que é melhor ;)


Essa casquinha é o fim!

Bolo de banana

20 colheres de sopa de farinha de trigo
20 colheres de sopa de açucar
2 colheres de sopa de fermento em pó
Misture tudo isso em um recipiente e reserve

3 ovos
200ml de leite
2 colheres de sopa de açúcar
Canela a gosto
1 colher sopa de manteiga
Bata tudo isso no liquidificador


Montagem:

Em uma forma untada, coloque metade da mistura seca e, por cima, coloque rodelas de banana e manteiga (deixe cair aleatoriamente, preenchendo os espaços). Cubra com o restante da mistura seca, mais rodelas de banana e pedaços de manteiga e, por ultimo, despeje a mistura líquida, ajeitando levemente com um garfo. Não é preciso misturar.

Leve ao forno pré aquecido até dourar

Calda de caramelo

Essa calda é muito facil de fazer, mas tem alguns segredinhos

1 xícara de açucar
1/2 xicara de água
200 ml de creme de leite (caixinha)

Em uma panela, despeje o açucar e a água e, com o dedo indicador em movimentos circulares, mexa até o açucar dissolver completamente. Demora um pouquinho, mas é importante para que não queime no final.
Em seguida, acenda o fogo e nao mexa até a calda tomar a cor âmbar desejada (cerca de 10 min.). Ao atingir esse ponto, tire a panela do fogo e adicione o creme de leite aos poucos e com cuidado para não se queimar.
Misture bem e volte ao fogo apenas para incorporar, 1 minutinho é suficiente.

Essa calda dura até 1 semana na geladeira e, para consumi-la basta aquece-la novamente.
Vai muito bem quentinha com uma bola de sorvete, na salada de frutas ou sobre bolos, como usei aqui.


Nenhum comentário: