quarta-feira, 3 de outubro de 2012

PTS à moda oriental (por Felippe Pompeo)



Cresci beirando o gosto da minha mãe. Ela sempre disse “essa coisa de carne de soja não tá com nada”, assim como ela falava dos sushis e sashimis. Por um bom tempo eu achei que carne de soja era algo estranho feito para malucos, doentes e cachorros. Hoje eu acho que maluco é quem chama o produto de carne de soja – para mim, não há nada de carne nessa coisa. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. O nome do alimento é proteína texturizada de soja.

Um dia eu experimentei um strogonoff disso. Achei absolutamente gostoso. Substitui bem a carne – não digo que pra sempre, porque eu sou doido por carne – mas de vez em quando é até melhor. Não pesa e rende muito.

Comprei a proteína marrom (que imita carne de boi) também existe no mercado a proteína clara (que imita frango), mas o sabor é o mesmo. Comprei daquelas em bolinhas. Se você cheirar a proteína vai se lembrar de ração de cachorro (eles amam). Fiz o que manda o fabricante: coloque o tanto de proteína que você acha necessário (com cuidado, pois a parada incha e triplica de tamanho) num recipiente. Coloque todas as ervas do mundo – louro, tomilho, orégano, cebolinha, salsa, salsão... Cubra com água fervendo e deixe de molho por 30 minutos. Depois você tem que peneirar o máximo de água. Eu uso uma peneira comum e tento espremer bem com uma escumadeira. Então você pode cortar as bolas em fatias, faça como quiser.
Basicamente é isso. A proteína vai parecer carne picada. Então encare-a como se fosse uma carne picada. Se for fazer um estrogonofe, faça do jeitinho que faria com carne comum. Apenas lembre-se de que a proteína já está pronta, não tem que cozinhar. É pá, pum.

No caso da foto eu fiz ao estilo oriental. Resumidamente, aqueci óleo e joguei a proteína. Usei caldo de carne e shoyo. Joguei cebola e umas duas colheres de sopa de farinha de trigo. Mexi e deixei cozinhar uns 5 minutos. Coloquei os legumes (brócolis, pimentão, cenoura) e um copo de água. Deixei ferver até ficar lindo. Joguei mais ervas, não esquecendo glutamato e do toque final de óleo de gergelim (uma colher de chá basta).

Sirva com arroz branco e coma menos carne daqui pra frente, só irá te fazer bem!

Um comentário:

Mariana Vasconcelos disse...

Como ficou bonito! Até eu, toda preconceituosa com "sojices" fiquei ouriçada. De encher os olhos e a boca. Beijos!