quarta-feira, 8 de junho de 2011

Sopa de batata (Outback)


Maravilhosa. Simples assim.

Confesso que não sei se essa é melhor do que a de cebola... como uma achando que a outra é melhor, aí experimento a segunda e voto na primeira. Uma indecisão que não cerca apenas os geminianos como eu, rsrs

Enfim, não é de hoje que quero reproduzir esta sopa em casa, e quando se trata de receitas Tex-Mex, Australianas e Norte americanas, corro sempre para a Cinara e a Cris!! :)

Desta vez, a Cinara foi a escolhida, pois compartilhou uma receita que se aproxima muito do prato original. Fiz algumas adaptações mas nada mto espetacular.

A principal é o fato de processar as batatas com um mixer, já que a sopa do restaurante não tem pedaços.

Eis a receita como eu fiz:

8 batatas grandes, descascadas e cozidas
2 litros de caldo de galinha (4 pacotes/tabletes de caldo dissolvidos em 2L d'água)
1 cebola média picada
100g de manteiga (usei Vigor extra sem sal)
1/2 xícara de farinha de trigo
1 pitada de manjericão
1 pitada de açúcar
Sal e pimenta a gosto

Bacon, parmesão ralado e salsinha picada para finalizar

Em uma panela grande, cozinhe todas as batatas picadas em cubos pequenos. Escorra e reserve.
Em uma chaleira, ferva 2 litros de água e dissolva os tabletes/pacotes de caldo de galinha
Enquanto isso, derreta a manteiga e doure a cebola picadinha. Acrescente a farinha de trigo e mexa bem formando uma pasta que irá engrossar a sopa.
Feito isso, adicione o caldo lentamente e mexa sempre (usei um fouet) para não empelotar.
Acrescente as batatas cozidas e ferva por uns 5 minutos. Use um mixer para processar tudo e fazer um creme denso.
Adicione os temperos (coloquei um punhado do parmesão ralado tbm) e deixe tomar gosto por mais 5 minutos.
Frite o bacon picado em cubinhos e reserve. Na frigideira que fritou o bacon, coloque algumas conchas da sopa e raspe o fundo, para aproveitar o queimadinho que restou (fica uma delicia!!)
Volte para a panela da sopa e mexa bem.

Agora é só montar: sopa, parmesão ralado, bacon fritinho e salsa.

Neste frio, sem comentários.
Aqui em casa, comeram de joelhos, rsrs

E pra quem gosta desta sopa no restaurante, recomendo reproduzir, pois fica praticamente igual.
A unica observação é a textura. Na receita caseira é sensivel a batata processada, a do restaurante é mais "lisa", creio que por ser um preparado industrializado. Prefiro a caseira com todo seu estilo rustico :)

Rendeu cerca de 12 porções generosas

6 comentários:

Cinara disse...

Lindíssima a sua foto, Sheila!!! Eu também gosto de processar a batata, mas como meu marido gosta de sopa "pedaçuda", acabo deixando os pedacinhos boiando lá... Fica bom também! Eu fiz na semana passada, mas sua foto me deixou com vontade de comer de novo! :o)
Beijos para você e para o baby!

Sheila disse...

Obrigada Ci!!

A receita é ótima mesmo! E agora vamos para a etapa 2: sopa de cebola!! rsrs

Bjsss

Felippe Pompeo disse...

que legal seu blog... tava precisando dar uma refrescada sobre sopas (nesse frio hein...) e vi essa receita. Genial! Abriu horizontes... Beijos!

Felippe Pompeo disse...

Então... Fiz a sopa. Animalesca!

Mas quero compartilhar minhas alterações e comentar alguns passos. Eu fiz um caldo verde a partir dessa receita(reparti os insumos pela metade, pois não queria 12 generosas porções). Num primeiro passo, vi que eu não tinha os cubos de caldo de galinha, então usei aquele potinho kinnor de legumes (2 para um litro) e ficou fantástico. Quanto às batatas, não tinha mixer nem liquidificador, mas eu tinha aquele espremedor de fazer purê. É só mexer bem (beeeem) que fica bem feitinho - pelo menos do jeito que eu gosto. Quanto ao momento da farinha na cebola soando na manteiga, vale lembrar ao leitor que esse quase ROUX é assustador, porque dá a impressão de que o caldo não vai ser suficiente para torná-lo líquido - minha dica: depois que suar a cebola (usei roxa, linda e perfumada) jogue a farinha e vai formar aquela coisa gosmenta e grossa. Abaixe o fogo e deixe dar uma morenada, pq essa técnica é a usada em molhos clássicos, que dá um sabor de defumado e que no fim do preparo a soma de sabores é perfeita. Depois adicione concha a concha do caldo, mexa bem (sempre mexa bem)e verá que vai formando um creme. No fim, coloquei as batatas espremidas e duas linguicinhas defumadas fatiadas, joguei um punhado de couve picadinha (comprei ela já cortada em chifonade, que é o corte clássico da couve). Aí que veio o TCHÃ - fechei a panela de pressão e quando levantou a pressão, deixei por 5 minutos em fogo baixo - essa etapa é importante porque assim a sopa não fica com gosto de água (eca!). Ao abrir, joguei o restante da couve (cerca de 300 gramas, pq gosto muito de couve) e voalá. Ah - o bacon: leitores, cubos de bacon é o recomendado. Escolha um toucinho com bastante carne. Esquente bem a frigideira, jogue ele para dar aquele Tchuuuuu e abaixe o fogo, tampe a frigideira. Deixe cozinhar mesmo, assim ele fica crocante e deixa crutons parecendo comida de prisão. Enfim. Ficou uma delícia.

Sheila disse...

Que surpresa boooa ter seus comentários aqui no blog!!

Muito obrigada pela visita e pelas dicas *valiosissimas*!!

Amei o jeito que fez sua sopa e vou copiar, posso? rsrs

Como vc encontrou o blog? Dei uma olhada nos seus e achei super interessantes!! Sua cara mesmo :)

mantenha contato, fiquei mto feliz em ter noticias

Bjão!

Ah, e se quiser compartilhar receitas, me add no facebook

Elen disse...

Q delíciaaaa!!! Parabéns pelo blog!!
seguindo...
Abs.
Elen.
www.noznamoscada.blogspot.com