terça-feira, 19 de junho de 2012

Batata doce cozida-frita



Ontem, um novo mundo se descortinou diante dos meus olhos: aprendi a fazer a batata doce perfeita!

E voce pode dizer "ahhhh, quem não sabe? Grande coisa!". Mas ó, sinceramente, será que somente eu nesta Terra não sabia prepara-la dessa forma tão simples e eficaz? Porque lhe dou minha mãe como exemplo: ela sempre cozinhou a batata na pressão com um pouco de açucar (dizendo que ajuda a preservar o dulçor) e depois a fritava, ou seja, 2 etapas.

Daí que, intrigada, resolvi pesquisar. E encontrei a forma mais prática de preparação - cozida e frita ao mesmo tempo.

Confesso que fiquei com medo, pois as aulas de quimica mais elementares me provaram que água e óleo ao fogo, não dá mto certo... ok. Só que não podia deixar de tentar.

Receosíssima, comecei a preparação e vi a mágica acontecer. Gente, parece brincadeira e um exagero da minha parte, mas é que a criança em mim veio à tona em meio aquelas borbulhas imensas e o chiado violento da panela. Achei o máximo!!! Água e óleo juntos, e o principal - minhas batatinhas crocantes por fora, macias por dentro e totalmente adocicadas!

À partir de hoje, eu sei o que é viver!!!

Foi assim: 1 batata doce descascada em rodelas (da próxima, cortarei em pedaços menores pois ficam mais crocantes e saborosas) - 2 xícaras de óleo - 1/2 xícara de água. Tudo junto-ao mesmo tempo-agora em uma panela alta com fundo grosso. Isso é importante pois a mistura borbulha horrores, respinga e é meio tenso, como toda fritura. O bom dessa técnica é que não deixa cheiro algum, o motivo mais forte pelo qual eu não faço imersão em casa.

Bom, ao acender o fogo com todos os ingredientes na panela (isso mesmo, tudo junto!), verá que começará a borbulhar e aumentar a intensidade gradativamente. Isso é porque a água estará evaporando enquanto cozinha as batatas. Depois de alguns minutos (aqui, cerca de 10) o óleo ficará mais escuro e o chiado diminuirá. Tenha paciência, pois se tirar as batatas antes da hora, não ficarão do jeito que queremos! À partir deste momento, a fritura começará e aí voce pode determinar como quer suas batatas. Eu gosto bem douradinha!

Desde o início, em que se liga o fogo, até o final, creio que seja algo em torno de 15 minutos.
Ao tira-las da panela, coloque em um prato raso com papel absorvente e verá que estão totalmente sequinhas, mal sujando o papel

Ao experimenta-las, uma grata surpresa: extremamente macias ao centro, casquinha crocante e o dulçor totalmente concentrado. Mágico! As memórias de infancia registradas aqui saltaram ao paladar, olhos e coração. Do jeitinho que amo, do jeitinho que me faz ser feliz.

Porque comer para se satisfazer fisicamente é muito sem graça. Bom mesmo é aguçar os sentidos e lembranças, viajar sem sair do lugar e ter a certeza de que a vida tem tantos encantos quanto temperos e sabores.

Agora, se alguem já sabia desse procedimento e me olhar com estranheza do tipo: "mas é ÓBVIO que se faz batata doce assim", eu vou entender. Afinal de contas, um dia voce também aprendeu, não é? Eis a graça do saber.

2 comentários:

Felippe Pompeo disse...

demais o texto da receita!

jane de paula disse...

Esta eu vou tentar..juro que vou...rsrsrsrs......felicissima com sua descoberta, mas um tanto frustrada pq nunca fiz assim, e principalmente por querer saber quem me roubou as lembranças de infancia de minha preciosa e única filha, mas como sou uma pessoa generosa e compreensiva,deixo pra lá, acho que neste momento as batatas doces cozidas e fritas, douradinhas e sequinhas estão em primeiro plano....e por sinal parecem tbm deliciosas...."bingooo".....