segunda-feira, 25 de junho de 2012

Culinária de marido (Massa com gemas, Salada com ervas e chá gelado de rosa silvestre, hibisco e amora)



Quarta-feira, dia 20, foi aniversário da esposa e como acordei as 4 da manhã para pegar latinha na rua, às 8h00 fui para a Unicamp, na hora do almoço doei sangue para ganhar uns trocados, a noite fui dar aula na faculdade e logo após fiz um bico de garçom, não deu tempo de preparar nada especial. Sobrou tempo apenas para entregar o presente que tinha comprado: um livro de receitas do Jamie Oliver que já estava dando lombrigas e febre na amada. Aqui, confesso uma coisa: como não o conhecia, fiquei um pouco de bode pois o único Oliver que eu lembrava era aquele do teste de fidelidade. Não dá para ficar de costas perto desse cara nem do Fabio Jr!

Recuperado do susto, veio na cabeça que fazer apenas uma dedicatória no livro soaria simples demais, dessa forma resolvi aventurar-me na cozinha e estrear o livro, fazendo uma receita e dedicando a Sheila. Na tentativa da escolha, senti-me um ET! Tem nome de ingrediente que nunca vi na vida. Alguém sabe o que é estragão? Nunca vi isso e o pior é que fui ao varejão, na esperança de alguém saber o que era, mas me confundi e pedi para o atendente “esporão”, claro que não achei e devo ser motivo de piada até agora no hortifrúti.

Enfim, vamos ao que interessa. A receita escolhida foi “Massa com gemas, Salada com ervas e chá gelado de rosa silvestre, hibisco e amora”. Logicamente adaptei às minhas limitações.

Para começar abri uma cervejinha gelada que estava mais de um mês na geladeira, com intuito de ficar mais macio, mais soltinho, mais “moleque piranha”. Em seguida coloquei uma musica afeminada para dar aquela inspirada. Prossegui com a separação de todos os ingredientes e recipientes que utilizaria. 




Para a massa:
125g de queijo parmesão
casca e suco de dois limões
½ maço de manjericão
500g de lasanha fresca
1 dente de alho
1 pedaço bem pequeno de gengibre



Para a salada:
1 dente de alho 
1 maço de rúcula
½ maço de manjericão
1 maço de hortelã
1 punhado grande de uvas sem sementes (Usei a Crimson que é mais doce).
100 g de copa defumada (ideia minha, o original era pancetta, mas não agrada o paladar aqui de casa).


Modo de preparo:
Encha uma panela grande com água fervente, coloque-a em fogo alto e tampe. Instale o disco de ralar fino no processador de alimentos. Separe cuidadosamente os 2 ovos, coloque as gemas em uma tigela bem grande. Junte às gemas 3 colheres (sopa) de azeite e uma boa pitada de sal e pimenta. Rale o parmesão no processador e coloque-o na tigela das gemas, junto com a casca e o suco dos limões. Reserve algumas folhas pequenas de manjericão, depois divida o restante em duas partes. Coloque uma parte num pilão, junte o gengibre e o dente de alho e soque até obter uma pasta verde. Pique grosseiramente a outra parte. Passe as duas para a tigela com as gemas. Misture tudo e tempere com sal e pimenta a gosto.

Coloque as copas numa frigideira sobre fogo médio e adicione o dente de alho esmagado. Quando as fatias estiverem douradas, vire-as e doure do outro lado. Enquanto isso, despeje a rúcula do pacote sobre uma travessa de servir. Rasgue por cima algumas folhas de hortelã e manjericão, depois acrescente um punhado grande de uvas cortadas ao meio. Quando a copa estiver frita e crocante retire a frigideira do fogo. Mexa a salada e distribua por cima a copa crocante.

Empilhe as folhas de lasanha em uma tabua e corte-as em tiras finas. Coloque as tiras na panela com água fervente e junte uma boa pitada de sal. Mexa, deixe a tampa semiaberta e cozinhe em fogo alto por 4 minutos. Como essa massa deve ser consumida logo após o preparo, nesse momento chame todos para a mesa. Escorra a massa, guardando um pouco da água do cozimento. Junte o molho e misture bem. Para finalizar acrescente um pouco do queijo ralado por cima e se necessário adicione sal e pimenta.


Para o chá, adicione em uma jarra 3 saquinhos de chá de rosa silvestre, hibisco e amora com 500 ml de água fervente. Após 1 minuto de infusão retire os saquinhos, adicione duas formas inteiras de gelo, duas colheres de açúcar e um punhado de hortelã picado. 

Agora e só servir e se surpreender com essa miscelânea de sabores. Se ficou bom ou não, quem vai dizer é a amada esposa.


2 comentários:

Dani disse...

Muito legal! Deve ter ficado tri bom!

Sheila disse...

Sim, ficou maravilhoso, ainda mais quando feito com tanto amor.. e por alguem que morre de vergonha, rsrs