terça-feira, 7 de agosto de 2012

Sorvete tipo industrial

A minha infancia foi rodeada por doces de todos os tipos: bombons, bolos, biscoitos, pavês, sorvetes.... por isso não consigo imaginar uma refeição sem sobremesa. 

Culpa da Sra minha mãe, cozinheira de mão cheia que vivia nos usando de cobaia depois dos infinitos cursos que fazia!! rs

A gente não achava nada ruim, pra ser sincera *cof cof*
E minha sorte é não ter tendencia para engordar, senão, ao invés de boas lembranças, discorreria sobre um atual pesadelo!

Dizem que temos uma "memória gustativa" e eu acredito nisso. Às vezes, ao experimentar algo, lembro imediatamente de uma determinada época da minha vida e volto a vive-la com a mesma intensidade. É uma delícia! Acho que isso faz parte do prazer que se tem em degustar uma boa refeição. Não é somente o sabor, mas o que aquilo traz ou representa. Aqui, um sorvete caseiro trouxe à tona muitas sensações maravilhosas e senti a mesma alegria e conforto de 20 anos atrás (é, sou balzaca honey!)

E sabe o que foi mais bacana? Saber que, hoje, eu proporciono este prazer para os meus. 
Marido, filho, sobrinhos, amigos... eles vivenciam prazeres semelhantes aos que minha mãe me proporcionou e imagino o que ela sentia ao nos ver satisfeitos, protegidos e acolhidos pelo calor do seu amor.

É, amor. Porque participar de inumeros cursos, cuidar da casa, dos filhos e marido, esquentar a barriga no fogão e "refresca-la" na pia não é mole não! Tem que amar muito pra fazer tudo isso por meros sorrisos.
Eu fui uma criança feliz :)

Bora pra receita que o saudosismo tomou conta
Muito simples, muito pratico e muito gostoso. A típica receita pra executar com os filhos ou sobrinhada, eles vão amar participar.


Eu tinha 1 manga pedindo socorro e 1 polpa de maracujá congelada, e com estes ingredientes saborizei a base neutra. Na verdade, essa base sozinha, é um sorvete de creme (que eu detesto) então, a partir dela, é possível criar muitas outras possibilidades


Estes são os produtos que dão o toque "profissional" ao sorvete. A liga neutra serve para unir os ingredientes e evitar a separação deles durante o congelamento. O emulsificante proporciona a cremosidade e o volume da massa. Comprei na Discamp e não paguei mais de R$6.00 nos dois


1a etapa:

Bata no liquidificador ou mixer - 500ml de leite + 1 xícara de açúcar + 1 colher sopa de liga neutra
Leve ao freezer até congelar, pelo menos, parcialmente.

2a etapa:

Bata na batedeira por uns 10 minutos - a mistura congelada + 1 colher café de emulsificante + 1/2 lata de leite condensado + 1 caixinha de creme de leite + polpa de frutas/saborizante de sua preferencia. Essa mistura irá ficar bem cremosa e aerada, aumentando consideravelmente de volume. Em seguida, despeje em um pote de sorvete de 2L ou potes menores, o importante é encher até o limite, pois se ficar espaço entre a tampa e o conteudo, irá formar cristais de gelo. Caso sobre espaço, cubra com PVC rente à massa e tampe. 

Rende 2L certinho, e fica muito bom!



 Uma delícia, vale a pena testar :)




2 comentários:

Leandra Ishibe disse...

nossa q deliciaaaaaaaaa,parece q vc comprou prontinho de tão perfeito,adorei seu blog!

Sheila disse...

Obrigada Le!

Realmente, a receita é mto boa, fica profissional!

Bjão